A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 15 de julho de 2013

FICHA DE LEITURA SIMPLIFICADA
(1 a 2 páginas)

Leitor(a):

REFERÊNCIA
(MACHADO, Ana Maria Netto. Ano. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses edissertações. In: A Bússola do Escrever. 2 ed. Florianópolis: UFSC. 45-65.)



SÚMULA DO ARTIGO OU CAPÍTULO
A autora escreve sobre a importância e o papel do orientador em uma produção científica. Osproblemas, angústias, dificuldades e demais aspectos da relação orientador-orientando em um trabalho de autoria.



TÓPICOS DESTACADOS E COMENTADOS
- “Se o critério é a produção científica, oorientador deve, além de ser doutor, exercer a pesquisa, escrever e publicar, isto é, deve exercer a autoria” (p.48) – Uma dissertação de mestrado, tese de doutorado ou até mesmo um trabalho de graduaçãosão trabalhos de pesquisa científica. Logo, um bom orientador deve ter experiência em prática de pesquisa. Dos trabalhos de pesquisa decorrem as produções científicas de autoria do pesquisador. Com essaprática, pode-se esperar do orientador um perfil voltado à pesquisa e, por conseguinte, à autoria de trabalhos científicos.
- “No material que examinamos, produzido por profissionais, na suamaioria, experientes na função de orientar, os problemas relativos à orientação foram, com muita frequência, associados a dificuldades na escrita” (p. 51) – No ambiente universitário, sobretudo nagraduação, não há a cultura da escrita por parte dos alunos, que evolui na vida acadêmica com base em aulas expositivas e leitura, sem significante incentivo à produção escrita. Quando deparam-se com trabalhosde conclusão, dissertações ou teses, em que a escrita é parte fundamental, ocorre uma acentuação das dificuldades, frustrando, inclusive, o trabalho de orientação e o potencial de todo um trabalhocientífico.
- “Arriscaríamos a dizer que acontece, nesse momento, uma inversão inusitada de posição na condução da aprendizagem que, de alguma maneira, desestabiliza o professor do seu lugar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E SUAS INFLUÊNCIAS NA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES
  • Teses e dissertações
  • A REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA EM TESES DE DISSERTAÇÕES
  • Elaboração de teses
  • Elaboração de teses
  • Manaual de elaboração de dissertações
  • Dissertações se teses ufpe
  • Base de dados de teses e dissertações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!