A relação entre teoria e prática pedagógica na educação infantil e fundamental

Páginas: 23 (5680 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL
Neste trabalho farei algumas reflexões teóricas e, em certos momentos, algumas sugestões para a prática na educação infantil e fundamental.
Inicio com uma breve reflexão sobre as crianças que freqüentam as escolas nessas faixas de escolaridade. Até terminar a 4ª série da Escola Fundamental a criança ainda se mantémmais próxima à tutela familiar. Os maiores problemas que surgem se referem à aceitação e à busca de uma identidade. Nas quatro últimas séries da Escola Fundamental, a questão da adolescência é muitíssima mais complexa, sobretudo devido aos riscos que advém de um necessário afrouxamento da tutela familiar. Em ambas as faixas a questão do conhecimento é fundamental. Perguntar “por que?” dominaambas as faixas, mas na adolescência passa por um processo de inibição. Em todas as faixas etárias, particularmente na educação infantil e fundamental, o que domina o pensamento é a busca de razões, de explicações, de saber, de conhecimento. Neste trabalho vou refletir sobre o problema do conhecimento e seu reflexo no comportamento.
O que é Educação?
Vejo Educação como uma estratégia de estímuloao desenvolvimento individual e coletivo, mantida pelas sociedades com a finalidade de terem sua continuidade.
Hoje, no processo de globalização que caracteriza o mundo moderno, a educação não se resume à prática escolar. Muito se passa fora da escola.
Conseqüentemente, a Educação é uma estratégia contextualizada. Procuro entender a evolução da Educação e analisar as tendências como as vejono estado atual da civilização.
A Educação em geral depende de variáveis que se aglomeram em direções muito amplas: a) o aluno que está no processo educativo, como um indivíduo procurando realizar suas aspirações e responder às suas inquietudes; b) sua inserção na sociedade e as expectativas da sociedade com relação a ele; c) as estratégias dessa sociedade para realizar essas expectativas; d)os agentes e os instrumentos para executar essas estratégias; e) o conteúdo que é parte dessa estratégia.
De modo geral, a análise dessas variáveis tem se constituído em algumas especialidades: a) --> aprendizagem e cognição; b) --> objetivos e filosofia da educação; --> c) ensino e estrutura e funcionamento da escola; d) --> formação de professores e metodologia; e) --> conteúdo.Lamentavelmente, na organização dos nossos cursos de formação de professores, e igualmente na pós-graduação, tem havido grande ênfase reducionista em algumas dessas áreas, com exclusão de outras. E cria-se a figura dos especialistas, com suas áreas de competência. Aos psicólogos compete se preocuparem com a); aos filósofos com b); aos pedagogos com c) e d); e aos especialistas nas disciplinas do programa come).
Como se fosse possível separar essas áreas!
O problema da educação é fortemente notado nas disciplinas. Mesmo nas disciplinas consideradas menos afetadas por fatores externos, como é o caso da Matemática, essa influência é sentida. Isso está muito explícito no pensamento de José Valdir Floriani quando diz: “São muitos os fatores que condicionam o êxito da inovação pedagógica, estando amaioria deles totalmente fora do controle dos professores. São fatores externos aos procedimentos escolares. Começam com a criança em seu lar, passam pela escola e terminam na sociedade com seu modo de produção". [1]
Embora eu priorize uma abordagem holística sobre o tratamento disciplinar que domina a Educação, a escola ainda é dominada pelo tratamento disciplinar e é possível, abordando asdificuldades sentidas nas várias disciplinas, tirar propostas gerais. Esse é o caso do ensino de biologia que, justamente por tratar da questão mais geral, que é a vida, pode dar grandes aberturas para um tratamento holístico, como faz Vera Lúcia Souza e Silva. [2]
Falar em uma abordagem holística sempre causa algum arrepio no leitor ou no ouvinte. Assim como falar em transdisciplinaridade, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação infantil: teorias e práticas pedagógicas
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • práticas pedagógicas na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil
  • “Prática pedagógica na educação infantil”
  • A prática pedagógica na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!