A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA

Páginas: 13 (3133 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
ROSELI MACHADO SILVA




A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO







SALVADOR
2013
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

ROSELI MACHADO SILVA1

RESUMO
O presente artigo demonstra as etapas queconstituem a produção científica do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Biologia da FTC EAD. Este trabalho tem como finalidade discutir a relação entre teoria e prática na formação de professores de biologia e a importância destes para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio supervisionado deve ser realizado pelos alunos de licenciatura, sendo uma atividade obrigatória, queproporciona a unicidade entre teoria e prática e mostra a realidade de uma sala de aula. O texto também explana os desafios encontrados pelo docente, sua relevância e responsabilidade para a formação de cidadãos críticos e reafirma a importância da valorização da educação para o desenvolvimento de toda a sociedade. Com relação a metodologia utilizada, foi feito um levantamento bibliográficoconsultando vários autores e feita a análise de suas contribuições para a formação do docente.

Palavras Chaves: Teoria e Prática. Formação do professor. Formação do Cidadão.




1 Graduando do curso de licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FTC EAD.
INTRODUÇÃO
São grandes os desafios encontrados na docência. Na busca pela análise dos desafios entre a teoria e aprática deve-se destacar a importância de ensinar biologia, que tem como objetivo proporcionar ao educando uma compreensão racional do mundo e do meio ambiente que o cerca, levando-o a uma posição crítica e reflexiva, formando um cidadão consciente.
Relacionar teoria e prática promove o comprometimento do docente na busca pela melhoria constante do ensino, um dos fatores que possibilita essa melhoriaé a disponibilidade que o mesmo possui para melhorar sua prática cotidiana. A profissão requer formação continuada, ética e amor pelo que se faz.
A atuação do professor nesse momento de crise e de transformações é uma tarefa difícil, devido à sociedade lhe atribuir o dever de educar. Para Freire é necessário saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar sua produção econstrução (1996, p. 47):
Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.
O educador deve preparar o aluno para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos associados às suasresponsabilidades, procurando formar pessoas conscientes, por isso há a necessidade de descrever a importância de uma educação voltada para a formação de cidadãos com características necessárias para o convívio em sociedade, e não simplesmente transferir conhecimento.

1. TEORIA E PRÁTICA
Na relação entre teoria e prática se manifestam os problemas e as contradições da sociedade em que vivemos, oseducadores devem estar dispostos a romper os paradigmas e manterem-se em constantes mudanças educacionais.
Segundo CANDAU e LELIS (1999), a relação entre teoria e prática pode ser fundamentada em dois esquemas: a dicotomia e a visão de unicidade.
No primeiro caso, a ênfase está centrada na separação entre teoria e prática. Porém, não se trata apenas de diferenciar uma da outra, mas sim de atribuirautonomia de uma em relação à outra. A visão mais radical dessa forma de relação é pautada na dissociação, na qual a teoria e a prática são componentes isolados e mesmo opostos. Já em uma visão associativa a teoria e a prática não são opostas e sim justapostas, a prática deve ser uma aplicação da teoria. A prática terá relevância na medida em que confirmar os pressupostos teóricos.
Já a visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação continuada de professores: focalizando a relação teoria-prática
  • A formação de professores de biologia: desafios entre a pratica e teoria
  • O desenvolvimento das ciências biológicas e a relação teoria-prática na formação do educador e seu significado...
  • A formação de professores de educação física no programa pibid: estreitando a relação entre teoria e prática
  • O professor e a pesquisa: relação entre a teoria e a pratica
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
  • Formação de professores desafios entre a teoria e a prática
  • Formação de professores: desafios entre a teoria e a prática.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!