A relação entre filosofia e serviço social

Páginas: 6 (1346 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E SERVIÇO SOCIAL
Emanuelle Matias
Jéssica Cunha
Lucimá Carvalho
Mileide da Costa Chagas
Thaisa Mayelle

Alunas do 2º período do curso a distância de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, pólo João Pessoa. Tendo como professoras a distância e presencial respectivamente Maria Mariciane Moraes Nunes e Maria Isabel Dantas.

Resumo: Este ensaio é referente aosquestionamentos quanto à relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social que foi requerido pela professora da disciplina Filosofia Aplicada ao Serviço Social, professora a distancia Maria Mariciane Moraes Nunes e a professora presencial Maria Isabel Dantas. Para realização deste trabalho foram utilizados textos auxiliares disponibilizados pelos professores juntamente com o livro da disciplina eos Slides apresentados nas aulas. O trabalho em si teve como intuito realizar discussões a respeito do tema levantado e fundamentar-se para a atuação, sob uma ótica filosófica, do profissional do Serviço Social.

Palavra-chave: Filosofia, Serviço Social, Questão Social

O que é Filosofia?

A fim de que possamos compreender o que é Filosofia se faz profundamente necessário analisarmosa sua definição enciclopédica, “A Filosofia (do Grego; philos - que ama + sophia-sabedoria, que ama a sabedoria) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem”. De forma sintética nós podemos dizer que a Filosofia é o estudo de tudo, como nós vemos o mundo e a nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos epresenciamos em nossas vidas.

Podemos dizer que filosofia é algo enigmático o ser em busca do desconhecido, é tentar buscar e revelar o que ainda não foi revelado representa a busca o conhecimento. Um distanciamento para com o mundo, Aristóteles dizia que era uma espanto e uma admiração para com a natureza. Filosofia é a desbanalização do banal. De discutirmos idéias e opiniões.Importância e Características da Filosofia

A Filosofia exerce na sociedade uma ação de profunda importância para a transformação, isso se dá de formas mais diversas possíveis, pois a através de projetos desenvolvidos pelos filósofos que conseguimos a maioria dos avanços de liberdade e pensamentos e ações na nossa vida contemporânea. Ex; O filosofo, Poulain de La Barre foi o primeiro homem adesenvolver e reivindicar a educação para as mulheres. Outro filosofo de grande importância para as mudanças ocorridas na sociedade foi Aristóteles, pois suas obras abrangem tanto a lógica, a física e a concepção do universo ético-politico etc. junto a outros filósofos ajudam a compreensão e nas mudanças do mundo, e na visão de toda sociedade e dos individuas assim como na natureza nas ideologias queocorrem durante toda vida no mundo.

Algumas principais características da filosofia são; tendência racional, submissão dos problemas a analise, o pensamento é a fonte do conhecimento, o não aceitar as noções pré-concebidas, descobrir as semelhanças e dessemelhanças entre as coisas.

A filosofia como fonte reflexiva

O estudo da filosofia foi proibida na época da ditadura militarque ocorreu na década de 60 alongando-se até os anos 80 no Brasil, especificamente no ensino médio e no ensino superior, sendo percebida a sua presença apenas para uns poucos filósofos e para manipulação por partes dos militares, a fim de exercer um controle sobre a sociedade, isso é apresentado no texto ”Na Escola Superior de Guerra, instituição tipicamente militar, que foi incentivada a alargarsuas atividades cientificas e culturais, no sentido de estabelecer fundamentos ideológicos para o encaminhamento das ações dos governos militares”. Isso aconteceu em todos os paises.

O primeiro pais a utilizar a filosofia como praticas político-educacionais e difundir a outros paises na década de 70 foi o Estados Unidos na Stanford-University. Nos é apresentado também que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacao entre filosofia e servico social
  • A relação da filosofia com o serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • Relação entre filosofia e serviço social
  • Relação existente entre a filosofia e o serviço social
  • A relação da psicologia com o serviço social
  • Relação serviço social e familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!