A relação do filme tropa de elite ii com a filosofia de polícia comunitária.

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
A relação do filme Tropa de Elite II com a filosofia de Polícia Comunitária.






Mais uma vez sucesso no cinema nacional, o filme Tropa de Elite atraiu milhares de brasileiros a assistirem de perto essa grande produção em sua segunda edição. Nota-se a preocupação que os produtores tiveram quanto à veracidade da obra, quando adverte: “Apesar de possíveis coincidências com arealidade, este filme é uma obra de ficção”. Embora notada essa preocupação, percebemos que existe uma aproximação quase que real vivenciado no dia-a-dia dos policiais de todo Brasil, mas em especialmente aos nobres profissionais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de janeiro.


O Tropa de Elite II contou mais uma vez com a presença dos atores Wagner Moura e André Ramiro,protagonistas do primeiro filme, bem como da atriz Maria Ribeiro e Milhem Cortaz, presentes no primeiro filme, contando também com a participação do cantor Seu Jorge. A trama se passa após quinze anos com um novo enfoque, diferente do primeiro, ele deixa praticamente de lado o combate aos traficantes de drogas e vai passa trabalhar na raiz do problema.


O primeiro filme abordou a necessidade que oentão Capitão Nascimento teve de encontrar um sucessor que fosse a sua altura no Bope, o que de fato foi uma missão árdua, levando em consideração a dramática situação que se vivenciava naquela época, e ainda à suma importância que existia de encontrar um homem que honrasse a profissão para fazer parte do tão conceituado Batalhão.


O filme agora vem abordando a corrupção em sua temática,no entanto ele não explana somente sobre a deturpação de atitudes e caráter na instituição Polícia Militar do Rio de Janeiro, como também no cenário político, trás ainda a formação das milícias, a existência da polícia comunitária no morro mesmo da forma pejorativa como foi utilizada.


No próprio tema do filme já observamos que “O inimigo agora é outro” e dessa forma trás de umaabordagem diferenciada, não se resume apenas em mostrar a luta dos policiais contra o tráfico. Mostra aos telespectadores de uma forma macro a atual conjuntura do sistema de segurança pública no país, podemos também observar a ação do tráfico nos morros do Rio, a corrupção policial e a grande rede de corrupção que impera na esfera política brasileira.


Uma das idéias principais é mostrar a açãodas milícias nas favelas cariocas, como também a parceria que existe entre o sistema de milícias e os políticos corruptos, pois agem como cabos eleitorais haja vista que tal sistema vem se fortalecendo nas comunidades carentes, e desta forma exerce certa influencia devido a prática parecida com a dos traficantes onde agem como poder paralelo, suprindo as necessidades básicas dos moradores daquelalocalidade e nesse contexto de ajuda mutua formaliza o ciclo proposto pelos “milicianos”.


Faz-se necessário observar a atuação das milícias, formada por policiais corruptos e desonestos, uma vez que verificamos no filme ao findar uma operação do Bope em mais um combate ao tráfico, ficou evidenciado a maneira articulada de como os “milicianos” sabem manobrar com a situação dehostilidade vivida pelos moradores do morro


No filme podemos ver que para os milicianos se estalarem em uma favela é necessário primeiro que eles dominem o tráfico local, e a partir daí é que há um completo domínio nessa região, pois os moradores são obrigados a pagar pelo que o estado já tinha que garantir a eles de direito, como por exemplo, a segurança e o lazer, entre outras garantiasprevistas a todos em nossa constituição federal, podemos notar que não diferente dos traficantes, os moradores pagam caro quando não seguem a risca o que os milicianos exigem, algumas vezes pagam com suas vidas. E é nesse contexto, em que grupos de policiais corruptos dominam comunidades carentes, que iremos fazer um paralelo entre esses policiais e a polícia comunitária.


Primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme
  • Relatório do filme tropa de elite ii
  • VIOLÊNCIA E SUA RELAÇÃO COS OS FILMES TROPA DE ELITE
  • FILME TROPA DE ELITE II O Inimigo Agora é outro
  • PSICOLOGIA SOCIAL II resumo do filme tropa de elite
  • analise do filme tropa de elite
  • Resenha dos filmes tropa de elite
  • Analise do filme tropa de elite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!