A relação do capitalismo com a evolução do trabalho

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
UNIFACS
Elisa de Britto Pereira
Shana de Oliveira Farias




A RELAÇÃO DO CAPITALISMO COM A EVOLUÇÃO DO TRABALHO:
A trajetória do sistema capitalista no trabalho até os dias atuais.









SALVADOR
2013
UNIFACS
Elisa de Britto Pereira
Shana de Oliveira Farias







A RELAÇÃO DO CAPITALISMO COM A EVOLUÇÃO DO TRABALHO

Trabalho de pesquisa para disciplina deSociologia apresentado ao Curso de Serviço Social - UNIFACS.
Profª Anamaria Morales




SALVADOR
2013
2
INTRODUÇÃO

Traçaremos a trajetória da evolução do trabalho com o sistema capitalista e suas reflexões até os dias de hoje. Quais foram os fatos marcantes que contribuíram para essa evolução no século passado e as formas de vida apresentadas pela sociedade na época? Qual a diferença daimportância da mão de obra dos trabalhadores para os capitalistas?
Apresentaremos a divisão de classes sociais, principalmente na Inglaterra que impuseram aos trabalhadores modificações em seu modo de vida que se estendem até os dias atuais. O materialismo Histórico tratado por K.Marx e suas reflexões no sistema capitalista. Por último, refletiremos sob “ A corrosão do caráter: as consequênciaspessoais do trabalho no novo capitalismo”.
O objetivo da pesquisa é comparar a relação do trabalho do século XIX com os dias atuais e refletir sob os aspectos positivos e negativos do capitalismo para sociedade.










3
As mudanças históricas e as condições de vida
Com A Revolução Francesa de 1798 com o fim do feudalismo e A Revolução Industrial a partir do século XIX, naInglaterra, deram início as grandes transformações econômicas e sociais ligadas as inovações tecnológicas como novas fontes de energia e a mecanização dos processos de produção além de novas formas de organizar o trabalho. Ao transformar o processo de produção, o modo de vida das pessoas também foi afetado (Hobsbawn,1981; Arruda,1994). A Revolução Industrial não foi, portanto, apenas a introdução e acriação de novas tecnologias. Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os antigos artesãos, que antes produziam em suas casas, passaram a trabalhar sob as ordens do empresário capitalista e se sujeitaram a novas formas de conduta e relações de trabalho.
Paixão (2010,p.28) descreve que o lar foi substituído pela fábrica onde passaram a ser submetidos à longas jornadas de trabalho sob asordens de um patrão. Com o sistema de divisão das funções, o artesão que antes fazia todo o processo de elaboração do produto com suas próprias ferramentas, passou a ser responsável por apenas uma parte da produção. O artesão se transformou em alguém que apenas operava as máquinas.
O padrão de vida e a saúde oferecida aos trabalhadores
A industrialização é acompanhada pela urbanização dasociedade, aos poucos, na Inglaterra as pequenas cidades foram ganhando indústrias se tornando em grandes centros urbanos. A população que era antes predominantemente rural passou a deixar suas propriedades nos campos e migrar para as grandes cidades.
As cidades que se formavam não tinham estrutura de moradia, serviços sanitários e de saúde para atender a essa demanda. Apesar do crescimento dasIndústrias não tinha emprego para todo mundo, surgindo assim novos problemas como o aumento da prostituição, alcoolismo, criminalidade e surtos epidêmicos de tifo e cólera ( PAIXÃO, 2010). Começou a surgir uma nova classe social ligada à Industrialização: o proletariado, que era constituído por aquele enorme número de trabalhadores das indústrias nas cidades.
4
A luta de classes trabalhadoras e oMaterialismo Histórico
Como afirma Paixão (2010,p.32) “O sistema capitalista se consolidou desintegrando os costumes e as tradições até então existentes”. Esse sistema é baseado na propriedade privada e a obtenção de lucro para os proprietários das fábricas como objetivo principal no capital e em segundo plano a satisfação das necessidades. O capitalista era aquele que tinha a propriedade e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a relação entre trabalho e educação no capitalismo
  • Relação Capitalismo
  • relação existente entre a revolução industrial e a evolução da segurança do trabalho
  • Evolução do Capitalismo
  • “A evolução do capitalismo”
  • A evolução do capitalismo
  • A evolução do capitalismo
  • A EVOLUÇÃO do CAPITALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!