A relação da Filosofia com o Mito, Religião, Ciência e Arte.

Páginas: 4 (846 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Explicar a relação da Filosofia com o Mito, Religião, Ciência e Arte.


O Mito é uma forma espontânea que homem criou para situar-se no mundo, porém não por meio de explicações exclusivamenteracionais, mas na realidade vivida, portanto préreflexiva, das emoções e da afetividade. O homem deseja o mundo e ao mesmo tempo o teme, visto que o desconhecido sempre o amedrontou e, portanto,desejou dominá-lo.
Entre os índios brasileiros, dentre muitos mitos, existe o da origem do dia e da noite o qual diz que ao transportarem um coco, ouviram sair de dentro dele barulhos diferentes enão resistiram à tentação de abri-lo, apesar de recomendações contrárias. Ao abrir escapuliu a escuridão da noite. Por piedade divina, a claridade lhes foi devolvida pela Aurora, mas com a determinaçãode que nunca mais haveria só claridade, como antes, mas alternância do dia e da noite.
Entre os gregos dos tempos homéricos existiu a lenda de Pandora, que, enviada aos homens, abre porcuriosidade a caixa de onde saem todos os males. Pandora consegue fechá-la a tempo de reter a esperança, única forma de o homem não sucumbir às dores e aos sofrimentos da vida. Ao observar os dois relatos,percebem-se semelhanças na essência dos mitos, pois ambos trabalham a idéia de curiosidade, idéia e castigo (escuridão ou males), nítidos traços de temor sobre esse mundo desconhecido.
Hoje jánão se entende o surgimento da racionalidade crítica, como evolução do pensamento humano inferiorizando o pensamento mítico, e sim o resultado de um processo muito lento, preparado pelo passado mítico,cujas características não desaparecem "como por encanto na nova abordagem filosófica do mundo. Ou seja, o surgimento da filosofia na Grécia não foi o resultado de um salto, um "milagre" realizado porum povo privilegiado, mas a culminação de um processo que se fez através dos tempos e tem sua divida com o passado mítico.
Dentre tudo que mais amedronta o homem a morte é o que levar maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas do conhecimento: mito e religião, senso comum, filosofia, ciência e arte
  • Relação e dinstinção entre religião , ciência e filosofia
  • A arte ,cultura,religião e ciência na filosofia.
  • Mito na Filosofia e Religião na Filosofia
  • Introdução á filosofia da ciencia , da religião , cultura e arte
  • Mito, religião e filosofia
  • Mito, religião e ciência
  • filosofia,mito e religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!