A reivenção da antropologia a partir de Viveiros de Castro e Márcio Goldman

3096 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
MINICURSO: TÓPICOS EM TEORIA ANTROPOLÓGICA: ALTERIDADE, ONTOLOGIA E ETNOGRAFIA

A reivenção da antropologia a partir de Viveiros de Castro e Márcio Goldman

Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, pela doutoranda Maria Audirene de Souza Cordeiro, como avaliação final do minicurso: Tópicos de Teoria Antropológica: ontologia, alteridade e etnografia, ministrado pelo Prof. Dr. Márnio Teixeira-Pinto.

MANAUS
2013
Introdução Este texto apresenta o resultado de um exercício reflexivo construído a partir das discussões suscitadas pelo minicurso Tópicos em Teoria Antropológica: Ontologia, Alteridade e Etnografia, ministrado pelo professor Márnio Teixeira-Pinto, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas, de 13 a 17 de maio de 2013. O objetivo principal do minicurso era configurar-se como uma “introdução e um fórum de discussões sobre a natureza do conhecimento antropológico, a partir de alguns dos problemas recentemente levantados pela chamada virada ontológica e do retorno das ênfases em teorias etnográficas”1.
A fim de orientar didaticamente os participantes, o percurso discursivo foi organizado a partir dos seguintes eixos temáticos e respectivos teóricos: Sobre o conhecimento antropológico I: Teoria, etnografia e seus objetos2; Sobre o conhecimento antropológico II: o que e como sabemos3; Cultura, ontologia, cognição e verdade4; Relativismo, ontologia e comparação5.
Para atender às exigências de produção de um trabalho final, neste texto apresentamos os pontos de vista de dois teóricos da antropologia moderna, discutidos durante o minicurso: Viveiros de Castro e Marcio Goldman, e nossas considerações sobre a contribuição deles para os novos rumos da disciplina. Para nortear a dinâmica argumentativa deste texto, optamos

Relacionados