A reinvenção do discurso pilítico dentro da rede de poder no Maranhão

2048 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CURSO DE ESPACIALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA DAS INTERPRETAÇÕES DO MARANHÃO: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E POLÍTICAS ÉTINICAS.

O presente trabalho tem como finalidade a obtenção da nota de conclusão da disciplina Teoria Antropológica II do curso de Especialização em Sociologia das Interpretações do Maranhão.

Partiremos do princípio de que o pesquisador não nasce pronto. É necessário para o seu aperfeiçoamento, além de perseverança, paciência, lealdade científica, que ele esteja profundamente envolvido com a natureza humana das suas inquietações, no ato de investigar, para que os percalços que a pesquisa lhe impõe, represente os desafios necessários para superar os dilemas que se apresentam em questões teóricas e metodológicas, bem como as dificuldades inerente ao tema investigado.

A REINVENÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO DENTRO DA TEIA DE RELAÇÕES DE PODER NO MARANHÃO

Apesar do título pretensioso, nosso trabalho de conclusão do curso, tem por objetivo indicar alguns elementos conceituais para interpretação de fenômenos da dominação política presente no Maranhão nas últimas décadas, a partir da montagem de uma rede de relações intrínsecas de poder que vem caracterizando as relações políticas locais, bem como analisar alguns exemplos empírico de campos de forças e lutas e suas relações com o poder político estadual. Para tanto, procuraremos analisar o discurso político eleitoral utilizado pelo candidato José Sarney, nas eleições de 1965 para governo do estado e a sua reinvenção que marcou a vitória do candidato Jackson Lago nas eleições de 2006.
Ao mesmo tempo tentaremos identificar a manutenção de uma teia de relações de poder presentes no estado, no período acima mencionado, que vem se preservando ao longo do tempo, funcionando como mediadora e mantenedora de um estado de dominação política, econômica, social e cultural, onde os interesses das chamadas elites econômicas passam a ser envolvidos

Relacionados