A Reforma sanitária e o SUS:Tendências e Desafios após 20 anos.Resenha:

310 palavras 2 páginas
Resenha do texto de Nelson Rodrigues dos Santos: A Reforma sanitária e o SUS:Tendências e Desafios após 20 anos. O artigo aborda questões referentes ao funcionamento do Sistema Único de Saúde, nos seus quase 20 anos de criação. Longe do modelo definido na Constituição de 88, apesar dos avanços conquistados os desafios ainda são muitos. Mostra também como o Sistema Único de Saúde, criado com a finalidade de garantir a população acesso amplo e de qualidade a saúde, deixa de cumprir seu papel por má administração dos gestores no uso dos recursos destinados a saúde pela União, Estados e Municípios e como o resultado dessas ações, recaem diretamente na população que não pode pagar por um atendimento adequado.
Essa população além de enfrentar filas na hora que precisa recorrer ao SUS, arca com as falhas de um atendimento seletivo que por conta da precariedade seja de espaços devidamente aparelhados, pela falta de profissionais, materiais e medicamentos, fica entregue a própria sorte esperando profissionais da Saúde decidirem a ordem de prioridades e urgências no seu atendimento.
Mesmo aqueles que podem pagar, acabam caindo na mão de Empresas de Planos de Saúde, que não respeitam as normas da Associação Nacional de Saúde e estabelecem quais as doenças e serviços que estarão na “cobertura “ de atendimento desses planos . Sem por esse tipo de procedimento sofrer sanções dos órgãos “competentes” para fiscaliza-las.
Apesar do SUS ter se transformado no maior projeto público de inclusão social em menos de duas décadas, e ser resultado de lutas e movimentos sociais (como diz o texto). Faz-se necessário uma retomada de direção de maneira a atender de forma eficiente a população.

Relacionados