A REFORMA SANIT RIA E O SUS

4907 palavras 20 páginas
TEXTO DE APOIO – 01

NETO, E.R. A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde: suas origens, suas propostas, sua implantação, suas dificuldades e suas perspectivas. Mimio. S.d.

A REFORMA SANITÁRIA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: Suas origens, suas propostas, sua implantação, suas dificuldades e suas perspectivas.
Eleutério Rodrigues Neto1

1. Introdução: O que pretendemos mudar

Todos sabemos que a saúde de grande parte da população brasileira vai mal. E sabemos também que, quando precisamos dos serviços de saúde, eles não funcionam bem e não conseguem resolver adequadamente os nossos problemas de doenças.

Por que isso ocorre?

Primeiramente, com relação à saúde: enquanto todos e cada um não gozarem de uma boa qualidade de vida, em termos de alimentação, moradia, água, esgoto, transporte, educação e lazer, não se pode ter boa saúde. Como ainda estamos longe de fazer todas essas conquistas, é claro que a saúde também está comprometida. Além disso, antes da Constituição de 1988, a saúde não era direito de todos, mas apenas a assistência médica era prometida a quem tinha Carteira assinada e pagava a Previdência Social. Aos outros, só se pagassem ou sobrasse dinheiro para o Ministério da Saúde, os Hospitais Universitários e os Governos Estaduais e Municipais fazerem algum Atendimento. Nesse caso, essa população Que não podia pagar e não tinha INPS era chamada de indigente ou carente.
É por que os serviços de saúde não funcionam bem? Porque faltam recursos, os equipamentos estão quebrados ou funcionando mal, faltam medicamentos, o pessoal é pouco, na maioria despreparada e ganhando mal. Mas principalmente porque o sistema de saúde que hoje temos é o resultado do sistema que foi montado, no tempo da ditadura militar, para atender os interesses daqueles que queriam comercializar a saúde, e não as necessidades da população.
Com isso, houve um grande crescimento dos serviços médicos privados, especialmente hospitais, mal distribuídos e concentrados nas grandes cidades, e

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas