A REFORMA SANIT RIA E A SISTEMATIZA AO NO SERVI O SOCIAL final e montar

1213 palavras 5 páginas
A REFORMA SANITÁRIA E A SISTEMATIZAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL.
O serviço social surgiu no Brasil em 1930. Com o fim da segunda guerra mundial, com as mudanças no panorama internacional e o fortalecimento do capitalismo, o país se viu obrigado a fazer mudanças significativas na área da saúde. Surgiram as primeiras escolas e algumas disciplinas foram relacionadas à saúde.
Em 1948 foi elaborado um novo conceito de saúde onde os aspectos biopsicossociais enfocados determinaram a necessidade de outros profissionais e, entre eles o de serviço social. Os novos profissionais trabalhavam em equipe multidisciplinar que permitia a abordagem em saúde.
A política nacional de saúde faz com que o profissional atue em hospitais, fazendo a ponte entre a instituição e a população, facilitando o acesso aos serviços e benefícios.
As transformações no serviço social foram inevitáveis no pós 64 e houve consequências no trabalho do assistente social. As entidades organizadoras e o trabalho profissional passaram a ser questionado em relação ao conservadorismo da profissão, respaldado nos questionamentos das ciências sociais e humanas. O golpe de 64 abortou todas essas críticas.
O (CBCSS) Centro Brasileiro de Cooperação e intercâmbio elaborou a teórica do serviço social, que expandiu a “perspectiva modernizadora” no sentido de adequar a profissão as exigências postas pelos processos sócios políticos no país no pós 1964 (Neto, 1996).
A modernização influenciou o serviço social que aprofundou sua ação nas práticas curativas, com foca na assistência médica previdenciária, maior empregador do profissional. Com a distensão politica de 1974-1979, o serviço social se manteve inalterado apesar do processo organizativo e do aparecimento de novas direções para a profissão.
Com a nova constituição federal de 1988, a saúde, a assistência social e a previdência social integra a seguridade social. Evidente que não foi uma conquista gratuita. Criou-se uma discussão entre dois grupos antagônicos, a Federação

Relacionados