A Reforma Protestante nos Pa ses Baixos e Escandin via

1468 palavras 6 páginas
A Reforma Protestante nos Países Baixos e Escandinávia

Nos países baixos a tirania papal suscitou protesto muito cedo. Setecentos anos antes de Lutero, o pontífice romano foi destemidamente acusado por dois bispos, os quais, tendo sido enviados em embaixada a Roma, se tornaram conhecedores do verdadeiro caráter da “Santa Sé“:
“Sentais-vos no templo como Deus; em vez de pastor vos fizestes lobo para as ovelhas. [...] Enquanto devíeis ser servo dos servos, como chamais a vós mesmos, esforçais-vos por vos tornar senhor dos senhores. [...] Trazeis o desdém aos mandamentos de Deus” [Gerard Brandt, History of the Reformation in and About the Low Countries, livro 1, p. 6].

De século em século, surgiram outros para fazer soar este protesto. A Bíblia valdense foi traduzida em versos para a língua holandesa. Declararam “que havia nela grande vantagem; nada de motejos, fábulas, futilidades, enganos, mas palavras de verdade”. Assim escreveram os amigos da antiga fé, no décimo segundo século [Gerard Brandt, History of the Reformation in and About the Low Countries, livro 1, p. 6].

Começaram então as perseguições de Roma; mas os crentes continuaram a multiplicar-se, declarando que a Bíblia é a única autoridade infalível em matéria de religião e que “nenhum homem deveria ser coagido a crer, mas sim ser ganho pela pregação” [Martynm, v. 2, p. 87].
Os ensinos de Lutero encontraram nos Países Baixos homens ardorosos e fiéis para pregar o evangelho. Menno Simons, educado como católico romano e ordenado ao sacerdócio, era completamente ignorante em relação à Escritura, e não queria lê-la com medo de cair em heresia. Entregando-se ao desregramento, esforçou-se por fazer silenciar a voz da consciência, mas em vão. Depois de algum tempo foi levado ao estudo do Novo Testamento; isto, juntamente com os escritos de Lutero, levou-o a aceitar a fé reformada.
Pouco depois testemunhou a morte de um homem, executado porque havia sido rebatizado. Isto o levou a estudar na Bíblia a questão do

Relacionados