A redescoberta da tópica

Páginas: 7 (1556 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
A REDESCOBERTA DA TÓPICA

BIOGRAFIA
*Nasceu na Alemanha, na cidade de Leipzig, em 1907. Estudou Direito e Filosofia e exerceu a profissão de juiz. Após o término da Segunda Guerra Mundial (1945), desempregado, estabeleceu-se em um pequeno povoado rural, próximo à Munique, onde descobriu uma biblioteca praticamente intacta na biblioteca de um mosteiro que começou a frequentar, e onde entrou emcontato com livros clássicos, como Aristóteles e Vico.
*A partir daí iniciou uma minuciosa pesquisa que teve como produto final Tópica e Jurisprudência (publicado em 1953), apresentado à Universidade de Munique para obtenção do título de livre-docência. Tal obra se trata de um verdadeiro marco na história do pensamento jurídico, pois expôs uma nova forma, um novo viés de pensar a CiênciaJurídica. Seus escritos sobre argumentação e sua visão da tópicajurídica foi uma redescoberta para os operadores do Direito daquele tempo, influenciando em muitos aspectos o pensamento do jurídico do século XX.
Principais obras:
Teve uma baixa produção literária, apresentando um livro (Tópica e Jurisprudência) e um conjunto de artigos e ensaios publicados nos anos de 1991, em espanhol, e 1995, em alemão.Tal fato um dos principais desafios para a compreensão da sua obra, segundo a professora Cláudia Roesler. “Ele escrevia algo e só voltava a ler os textos depois de algum tempo. Sempre, achava que precisava cortar algum trecho ou que alguém já abordara melhor aquele assunto”.

Faleceu em 1988, na cidade de Mainz, Alemanha.
A tópica não se trata de uma descoberta feita pelo filósofo; Viehwegapenas resgatou uma forma de pensamento, julgando ser ela a melhor maneira de se pensar juridicamente, solucionando o Direito e suas questões.
As ideias de Viehweg baseiam-se no resgate do modo de estudo tópico-retórico, em oposição ao padrão cartesiano moderno do estudo jurídico. (Jordana)

REDESCOBERTA DA TÓPICA
Tópica vem da palavra topoi, que vem de topos, que significa lugar comum.
ATópica a qual Viehweg faz referência surgiu na Grécia antiga através de Aristóteles. Segundo ele pertenceria ao campo da lógica dialética, visto que "o raciocínio é dialético quando parte de opiniões geralmente aceitas, que são "aquelas que todo mundo admite, ou a maioria das pessoas, ou os filósofos - em outras palavras: todos, ou a maioria das pessoas, ou os mais notáveis." (p. 201, Aristóteles,apud ANDRADE)
Aristóteles explica topoi: “Os topoi, enumerados de um modo mais ou menos completo, são os que nos podem ajudar, em relação a cada problema a obter raciocínios dialéticos.”
Viehweg explica o pensar aristotélico sobre tópica: “ Topoi são, portanto, para Aristóteles, pontos de vista utilizáveis e aceitáveis em toda a parte, que se empregam a favor ou contra o que é conforme aopinião aceita e que podem conduzir a verdade.” (Eduardo)
Para Cícero, no entanto, a tópica estaria a serviço da ars disputationis, da arte de disputar, pois que as premissas, ou seja, o raciocínio, seriam mais importantes do que se chegar a verdade. Ele a chamou de ars inveniendi (arte da invenção). Consistia numa disputa para verificar quem seria o vencedor .Opunha-se, assim, à metodologia socráticaque através das discussões buscava a verdade.
Para Aristóteles a tópica não é ciência (episteme) mas técnica (techne), "um hábito de produzir por reflexão razoável" (p. 203, ANDRADE)
A tópica seria um estilo, não um método; e conforme observa Viehweg, aspira a converter-se em método. (João Victor)


TÓPICA E JURISPRUDÊNCIA
A tópica é, portanto, a forma de argumentação a partir de lugarescomuns, os pensamentos que são aceitos de forma concordante pelos integrantes de determinada causa como primeiros argumentos, estabelecendo, assim, um início de diálogo. Por meio dela o pensamento consegue transpassar esses “lugares comuns” através da comunicação.
Segundo Viehweg, diferencia-se do pensamento sistemático, pois ele pressupõe a existência de uma solução, enquanto que a tópica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicanalise primeira topica e segunda topica
  • Redescoberta do imperialismo
  • HERMENEUTICA
  • A Redescoberta da Racionalidade
  • Tópicas de freud
  • a redescoberta das medições
  • Tópicas de Freud
  • TÓPICAS DA PSICANÁLISE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!