A recreação como proposta educativa

Páginas: 30 (7265 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
A RECREAÇÃO COMO PROSPOSTA EDUCACIONAL

“Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa”
(Platão)

“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?”
(Guimarães Rosa)


A recreação na escola, nas turmas de educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental, tem sido literalmente um bicho de 7 cabeças, umverdadeiro monstro que se mistifica cada vez mais. Esta realidade que não é uma verdade absoluta precisa mudar, pois o processo educacional não ocorre somente no campo cognitivo, mas também no afetivo e psicomotor. Em função disto é primordial que os professores destes segmentos do ensino básico, se apropriem dos conteúdos mínimos da recreação, para colocá-los em prática no seu cotidiano escolar.Entendemos que o corpo fala e esta fala nas crianças, se expressa de maneira mais clara, sincera e honesta, através das atividades lúdicas. Assim como o trabalho é de suma importância para o ser humano adulto, a brincadeira também é para a criança, e como diz o professor João Batista Freire “brincadeira é coisa séria”.
Os professores da educação infantil e do primeiro segmento do ensinofundamental são generalistas e extremamente ecléticos, por isso mesmo a recreação na escola pode se tornar um conteúdo concreto em todos os sentidos e servir como um instrumento para vivencia do corpo e construção da imagem corporal, e também como elemento facilitador para o processo interdisciplinar. Para que isso aconteça é necessário um processo de autoconscientização por parte dos profissionais, paraque os mesmos se apropriem dos conteúdos da recreação e os coloque em pratica. De acordo com o grande educador Paulo Freire que diz que: “Consciência não é apenas conhecer ou reconhecer, mas uma opção, decisão e um compromisso.”
A recreação é um dos ou talvez o mais forte aliado do processo educacional, pois como diz o psicomotricista Betty Flichum: “se queres saber o que é uma criança estuda osseus brinquedos, mas se queres influir no que ela será dirige os seus jogos.” Assim podemos parar para refletir: recrear ou não recrear eis a questão? Pensar a educação de forma isolada só baseada no cognitivo é negar o homem como um ser integral.
Recreação: é uma atividade física e mental a qual o individuo é naturalmente levado a praticar para satisfazer suas necessidades físicas, psíquicas,sociais e de cuja realização lhe advêm prazer (Inezil Penna Marinho).

1. CONCEITO

“A recreação é tudo quanto diverte e entretém o ser humano e que envolve ativa participação. Emprego de energia que emana de impulso interno, mas também condicionado a estímulo externo.”

(R. Gouveia, 1963, p. 19)

2. ASPECTOS COMUNS E ESPECÍFICOS DAS ATIVIDADES RECREATIVAS

• Interesse –vontade de participar
• Prazer – sensação agradável de bem estar (pessoal).
• Ludicidade – estado de espírito que permite ao homem brincar, divertir-se, enfim estar em alto astral. (lúdico: alegria, divertimento, cômico...)
• Criatividade – fator inerente a todos os seres humanos, que os possibilitam resolver novas situações.
• Movimento: espontâneo ou não, é uma seqüênciade atividades motoras que são realizadas conscientemente.
• Brincar: proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente cuja evolução é definida e o final nem sempre e previsto. Quando sujeito a regras estas são simples e flexíveis e seu maior objetivo é a prática da atividade em si.
• Atividades em círculos: são atividades onde os alunosmovem-se circularmente, geralmente retornando ao local de partida. Movimento circular sinaliza a união, pois todos estão de mãos dadas, produzindo o encontro e ampliando os relacionamentos, o companheirismo e a amizade, como numa ciranda mágica.
• Contestes: são atividades caracterizadas pela não interferência de um aluno no espaço do outro. Cada grupo realiza a atividade no seu local pré...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proposta Educativa
  • Proposta educativa
  • Recreação: uma proposta para todos
  • CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA VIA WEB: Uma Análise e proposta de novas...
  • Recreação
  • recreação
  • recreaçao
  • Recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!