A reconstrução identitária do professor do ensino fundamental I...

Páginas: 19 (4619 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
ELENI DO NASCIMENTO SILVA

A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR REFLEXIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA.

1 INTRODUÇÃO

O perfil do professor reflexivo do século XXI demanda a construção de uma identidade profissional sólida, capaz de leituras aprofundadas sobre o tema e da busca de mudanças inovadoras. Tal perfil caracteriza-se por um processo de (re)construçãodeste sujeito historicamente situado como agente crítico, reflexivo e transformador desta sociedade. A identidade profissional é composta por um processo de conflitos e lutas, provenientes de um contexto sócio-histórico-cultural (IMBERNON, 2000) que vem sendo construído ao longo dos percursos pessoais e profissionais dos docentes, englobando as dimensões individuais e coletivas.
A identidadedocente não é um produto pronto e acabado. É um processo contínuo de anseios, ações e inquietações pessoais; um espaço de construção da profissão, por isso, é necessário pensar em processo identitário. A falta de perspectivas e de equilíbrio na formação desta identidade promove uma inquietação profissional e uma instabilidade nas relações pessoais. Essas ações são acompanhadas por um sentimentogeneralizado de desconfiança em relação as competências e à qualidade do trabalho docente.
Diante dessas dificuldades Rios enfatiza,
ora, o possível não está pronto: ele pode está presente imediatamente na situação, mas também é construído a partir dela. Muitas vezes, ele se encontra escondido dentro da casca do impossível, como afirma o poeta: Eu tropeço no possível e não desisto de fazer a descobertado que tem dentro da casca do impossível. (RIOS, 2001, p.75)
Diante de tais obstáculos, a formação do professor no contexto atual necessita de políticas públicas voltadas para a redefinição dos seus objetivos e de outras perspectivas de natureza organizacional: refletir os processos e práticas de formação; natureza curricular: toda profissão fundamenta-se em conhecimentos sistematizados e, a doprofessor exige uma proposta curricular que contemple sua formação pessoal, cultural e científica ajustada à docência; prática pedagógica orientada pela universidade e escola; natureza metodológica: aprender a ser professor requer uma formação focada nas dimensões teórica (universidade) e prática (escola); instituições parceiras em função de um perfil de formação (PACHECO, 2003, grifo nosso).
A(re)construção de uma identidade docente é temática primordial e perpassa os cursos de formação inicial e continuada, além da valorização profissional e da concepção docente. O presente ensaio visa proporcionar a valorização profissional perante a sociedade vigente.

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Este anteprojeto procura discutir a partir da literatura especializada acerca da (re)construçãoidentitária do professor reflexivo do ensino fundamental I a partir de análise que serão realizadas no Município de Caucaia/CE. A abordagem surge de inquietações constatadas por ocasião da convivência com professores, no tocante a sua identidade: como a profissão surgiu na vida deles? O que fazem além da docência e como constroem sua prática? Quais as formas de construir satisfatoriamente aprofissão?
Emerge da constatação de que a desvalorização profissional, insatisfação com o ambiente de trabalho, despreparo profissional, ocasiona a ausência de perspectivas na profissão, bem como o surgimento de conflitos de ordem pessoal e profissional, dentre outros, que interferem na identidade do professor.
A formação do professor e a sua postura no dia-a-dia da sala de aula, sua aptidão para adocência e a capacidade de enfrentar a função e os novos desafios são essenciais para o desenvolvimento de sua identidade, mas quando surge rejeição pela docência, as conseqüências são desastrosas para o educador e para os educandos com quem convive.
Imbernón afirma que:
“A profissão docente, desenvolve-se por diversos fatores: o salário, a demanda do mercado de trabalho, o clima de trabalho nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do professor de Educação Física no Ensino Fundamental I
  • Perguntas para o professor do 1º ano do ensino fundamental i
  • Professor ensino fundamental
  • Formação de professores no Ensino Fundamental
  • ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
  • Estagio Ensino Fundamental I
  • Ensino fundamental i
  • Ensino fundamental i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!