A reconstrução do pós-guerra

Páginas: 13 (3036 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2013
1.1. A RECONSTRUÇÃO DO PÓS-GUERRA
1.1.1. A DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE INFLUÊNCIA

Quando o Mundo emergiu da Segunda Guerra Mundial, era já clara a alteração de forças nas relações internacionais. Antigas potências, como a Alemanha e o Japão, que tinham sonhado com grandes domínios territoriais, saíam da guerra vencidas e humilhadas. Outras, como o Reino Unido e a França, embora vitoriosas, viam-seempobrecidas e dependentes da ajuda externa. No quadro de ruína e desolação do pós-guerra, só duas potências se agigantavam: a URSS, escudada na força do Exército Vermelho e na sua imensa extensão geográfica; e os EUA, indiscutivelmente a primeira potência mundial.

 A Construção de uma nova ordem internacional: as conferências de paz

À medida que a Segunda Guerra Mundial se aproxima dofim e a vitória é clara, os Aliados começam a delinear estratégias para o período de paz que se aproxima.
Em fevereiro de 1945, Roosevelt, Estaline e Churchill reúnem-se na chamada conferência de Lalta, com o objetivo de estabelecerem as regras que devem sustentar a nova ordem internacional do pós-guerra.

• Definiram-se as fronteiras da Polónia, ponto de discórdia entre os ocidentais – que nãoesqueciam ter sido a violação das fronteiras polacas a causa imediata de guerra - e os soviéticos – que não desistiam de ocupar a parte oriental do país.
• Estabeleceu-se a divisão provisória da Alemanha em quatro áreas de ocupação, geridas pelas três potências conferencistas e pela França, sob coordenação de um Conselho Aliado.
• Decidiu-se a reunião, num futuro próximo, da conferênciapreparatória da Organização das Nações Unidas.

Além das decisões que, na Conferência, expressa e publicamente se tomaram, parece possível que, implicitamente, se tenha também estabelecido um acordo quanto às zonas de influência dos regimes comunistas e capitalistas. Embora sem qualquer documento formal conhecido, o certo é que esta hipotética/suposta partilha da Europa foi sempre respeitada, mesmo nosmais difíceis anos da Guerra Fria.
Alguns meses mais tarde, em finais de julho, reuniu-se em Postdam, uma nova conferência com o fim de consolidar os alicerces da paz.
A Conferência de Postdam decorreu num clima bem mais tenso que na de lalta. Renasciam as desconfianças face ao regime comunista que Estaline representava e às suas pretensões expansionistas na Europa. Assim, a Conferênciaencerrou sem alcançar uma solução definitiva para os países vencidos limitando-se a validar e a pormenorizar os aspetos já acordados em lalta:

• A perda provisória de soberania da Alemanha e a sua divisão em quatro áreas de ocupação;
• A administração conjunta da cidade de Berlim, igualmente dividida em quatro setores de ocupação;
• O montante e o tipo de indeminizações a pagar pela Alemanha;
• Ojulgamento dos criminosos de guerra nazis por um tribunal internacional (Nuremberga).
• A divisão, ocupação e desnazificação da Áustria, em moldes semelhantes aos estabelecidos para a Alemanha;

 Esboça-se um novo quadro geopolítico

Fim da Segunda Guerra Mundial



Constituição de dois blocos antagónicos.


(1945-1985)



























A URSSdetinha uma clara vantagem estratégica no Leste Europeu. Embora os acordos de lalta previssem o respeito pela vontade dos povos, expressa em eleições livres supervisionadas pelas três potências, na prática tornava-se impossível contrariar a hegemonia soviética, que não tardou a impor-se: entre 1946 e 1948, todos os países libertados pelo Exército Vermelho passaram para o socialismo. Tornaram-seregimes comunistas, as chamadas democracias populares.
Este rápido processo de sovietização foi, de imediato, contestado pelos ocidentais. Menos de um ano passado sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, o alargamento da influência soviética desencadeava um novo medir de forças, desta vez entre o mundo comunista e o mundo capitalista.





1.1.2. A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Iniciada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A reconstrução económica e financeira no pós II Guerra Mundial
  • Pos guerra
  • Pós guerra e guerra fria
  • O papel da arquitetura na reconstrução pós catástrofes
  • Beneficios da hidroterapia pós reconstrução de lca
  • Primeira Guerra pós declaração de guerra.
  • Primeira Guerra pós declaração de guerra.
  • COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA PÓS-MODERNIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!