A REALIDADE DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS DO NOSSO PAÍS

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL









A REALIDADE DOS hospitais universitários federaiS DO NOSSO PAÍS



























Salgueiro/PE
Novembro de 2013


Edivânia Rodrigues Ferreira dos Santos Oliveira
Eduarda Diniz Simões de Medeiros Carvalho









(Produção Textual)
A REALIDADE DOS hospitaisuniversitários federaiS DO NOSSO PAÍS





Produção textal apresentada como exigência da Disciplina _ Atividades Interdisciplinares do 7º período do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professores Orientadores: Amanda Boza, Clarice Kernakmp e Rodrigo Zambon.

















Salgueiro/PE
Novembro de 2013
INTRODUÇÃO


O tema elencado nopresente trabalho tem como objetivo proporcionar a construção de meios e formas para a construção tanto do conhecimento, quanto da organização dos Processos de Trabalho do Serviço Social, levando em conta as informações expostas no artigo “Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?” (SODRÉ, Francis et all), demonstrando o cenário que se encontram os HUFs inseridos em umcontexto histórico, marcado pela lógica produtivista, reforma do Estado e precariedade das condições e relações de trabalho.
Baseando-se no referido texto, abordaremos o objetivo e a metodologia que seu autor utiliza; conceitos e definições estudados na disciplina de Estatística e Indicadores Sociais, os Processos de Trabalho do Serviço Social nos programas e políticas apresentadas, dando enfoque àsatribuições profissionais e aos instrumentos a serem utilizados nos vários espaços de atendimento, bem como a proposição do uso da comunicação popular.

















DESENVOLVIMENTO

O artigo em foco vem com o objetivo de traçar o perfil da situação em que se encontram os hospitais universitários federais, marcado por um contexto histórico, existente as “Reformas de Base” eprecariedade das condições de trabalho. Através do texto, tenta-se organizar o caminho percorrido destas instituições até os dias de hoje, até como forma de paralelo, com a possível iniciativa do Governo Federal de privatizá-las, ou seja, repassá-las para as mãos de empresas privadas, com a intenção de melhorar a qualidade destes.
O autor enfatiza a situação atual com quadros de servidoresinsuficientes, instalações físicas deficientes e uma exorbitante lotação, expondo a precariedade em que estes vivem como embasamento de pesquisa. Ele se utiliza de uma metodologia, com realização e transmissão de informação, além de inúmeros questionamentos (meio instrumental), que surgiram com essa nova "proposta de gestão". O uso de constantes dados, gráficos, citações e fatos ocorridos ao longodeste processo. Os referidos dados, de dimensionamento e custos projetados, para maior compreensão textual, marcado pelo uso de pesquisas e citações de Machado, Pilloto, por exemplo dentre outras referências, são meios de assegurar o que se é defendido pelo autor.
È imprescindível citar também a existência de gráficos, usados no caso, sobre a precariedade das relações de trabalho dos HUFs (Figura1).
Este meio metodológico e técnico obteve como resultado, uma maior compreensão e comprovação do dito. Vejamos a seguir algumas informações importantes contidas no gráfico do artigo Empresa Brasileiras de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?(SODRÉ, Francis et all).


O Gráfico utilizado para representar os dados, é o gráfico de setores que é utilizado toda vez que desejamosressaltar a participação do dado em relação a um total; neste caso representa os dados da força de trabalho nos HUFs baseado no total. Assim estão distribuídos:

8,90 %contratados pela própria universidade (CLT).
17,82% contratados através de fundações (CLT).
16,09% contratados por serviços terceirizados.
3,40 %serviços mediante recibo de pagamento a autônomo (RPA)
2,51% Solicitações de serviço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hospital Universitário
  • Hospital universitário
  • CARACTERIZAÇÃO DE DISFAGIA EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA...
  • A realidade do nosso país
  • Perfil de antimicrobianos em um hospital universitario
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO
  • Hospital universitário walter cantidio
  • centro universitario do distrito federal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!