A razão - Questionário

Páginas: 6 (1432 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
1. Com base na leitura do texto “A RAZÃO” (Unidade II). Analise os significados das palavras “razões” e “razão”, na frase de Pascal, filósofo francês do século XVII:

“O coração tem razões que a razão desconhece”

“Razões” são os motivos do coração, enquanto “razão” é o nome que damos a consciência intelectual e moral.

2. Desde o começo da Filosofia, a origem dapalavra razão fez com que ela fosse considerada oposta a quatro outras atitudes. Quais são? Comente-as brevemente.

Ao conhecimento ilusório; conhecimento da mera aparência das coisas que não alcançam a realidade ou a verdade delas. Para a razão, a ilusão provém de nossos costumes, de nossos preconceitos, da aceitação imediata das coisas tais como parecem ser. As ilusões criam opiniões que variamde pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. A razão se opõe à mera opinião.
Às emoções, aos sentimentos, às paixões, que são cegas, caóticas, desordenadas, contrarias umas às outras, ora dizendo “sim” a alguma coisa, ora dizendo “não” a essa mesma coisa, como se não soubéssemos o que queremos e o que as coisas são. A razão é vista como atividade ou ação (intelectual e da vontade) oposta apaixão.
À crença religiosa, pois, nesta, a verdade nos é dada pela fé numa revelação divina, não dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto. A razão é oposta à revelação e por isso os filósofos cristãos distinguem a luz natural (razão) da luz sobrenatural (a revelação).
Ao êxtase místico (dos santos, dos profetas), no qual o espíritoacredita entrar em relação direta com ser divino e participar dele, sem nenhuma intervenção do intelecto ou da inteligência, nem da vontade. Pelo contrário, o êxtase místico exige um estado de abandono, de rompimento com a atividade intelectual e com a vontade, um rompimento com o estado consciente, a perda da consciência da própria individualidade para entregar-se ao gozo ou ao prazer de participar doser infinito, num conhecimento que só pode ser sentido e não pode ser expresso em pensamentos e palavras.

3. Quais os princípios racionais? Comente-os.

São eles: princípio da identidade, princípio da não-contradição, princípio do terceiro excluído e o princípio de razão suficiente.
O princípio da identidade é a condição do pensamento e sem ele não podemos pensar. Ele afirma que uma coisaseja ela qual for (um ser da natureza, uma figura geométrica, um ser humano uma obra de arte, uma ação), só pode ser conhecida e pensada se for percebida e conservada com as identidades. O princípio da não-contradição afirma que uma coisa ou uma idéia da qual algo é afirmado ou negado ao mesmo tempo e na mesma relação são coisas ou idéias que se negam a si mesmas e que por isso se autodestroem,desaparecem, deixam de existir. Sem o princípio da não-contradição, o princípio da identidade não poderia existir. O princípio do terceiro excluído define a decisão de um dilema, “ou isto ou aquilo”, no qual as duas alternativas são possíveis e cuja solução exige que apenas uma delas seja verdadeira. O princípio da razão suficiente afirma que tudo o que existe e tudo o que acontece tem uma razão(causa ou motivo) para existir ou para acontecer, e que tal razão (causa ou motivo) pode ser conhecida pela nossa razão.
4. Cite três características importantes dos princípios da razão.

Não possuem um conteúdo determinado, pois são formas: indicam como as coisas devem ser pensadas, mas não nos dizem quais coisas são nem quais os conteúdos que devemos ou vamos pensar;
Possuem validade universal,isto é, onde houver razão (nos seres humanos e nas coisas, nos fatos e nos acontecimentos), em todo tempo e em todo lugar, tais princípios são verdadeiros e empregados por todos (os humanos) e obedecidos por todos (coisas, fatos, acontecimentos);
São necessários, isto é, indispensáveis para o pensamento e para a vontade, indispensáveis para as coisas, os fatos e os acontecimentos. Indicam que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a razao
  • razão
  • A razão
  • Razão
  • razao
  • Razão
  • Razão
  • razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!