A raiz da ciêcia

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
ncia

A Raiz da Ciência:
Gabriel Cramer
Georg Simon Ohm
Gilbert Newton Lewis

Índice
Matemático - Gabriel Cramer ...................................................................... 03
Químico – Georg Simon Ohm ...................................................................... 05
Físico – Gilbert Newton Lewis ......................................................................07
Anexos ...................................................................... 09
Imagem - Matemático ...................................................................... 09
Caricatura - Matemático ...................................................................... 10
Imagem - Químico ...................................................................... 11
Caricatura - Químico...................................................................... 12 Imagem - Físico ...................................................................... 13
Caricatura - Físico ...................................................................... 14
Referências bibliográficas ...................................................................... 15

Gabriel Cramer
Jean IsaacCramer, médico em Genebra, e Anne Mallet, tiveram três filhos, um eles foi Gabriel Cramer nascido em Genebra no dia 31 de Julho de 1704 que se tornou um matemático suíço. Publicou a famosa regra de Cramer para solução de equações em 1750, um teorema em álgebra linear que dá a solução de um sistema de equações lineares em termos de determinantes. Deve-se ressaltar, é claro, que Cramer certamentenão foi a primeiro a dar a esta regra.
Gabriel foi educado em Genebra e tinha somente 18 anos quando conseguiu seu doutorado em 1722 com uma tese sobre a teoria do som. Dois anos depois passou a ocupar a cadeira de filosofia da Académie de Clavin, em Genebra. Além do brilhante jovem, ainda disputavam a vaga os talentosos Amédée de la Rive e Giovanni Ludovico Calandrini, o conselho da universidaderesolveu dividir a cadeira em duas, ficando a de filosofia pura com De la Rive e a de matemática para Calandrini e o jovem suíço.
Em 1724, ambos ainda dividiram o assunto de matemática de modo que ele ficasse com geometria e mecânica e Calandrini com álgebra e astronomia. Depois de dois anos ensinando, foi indicado para uma viagem de aprendizagem pela Europa que foi de 1727 a 1729, onde conheceuos maiores matemáticos da época estudando com Johann e Daniel Bernoulli, Euler, Halley, entre outros.
Cramer viveu uma vida movimentada, pois além de seu ensino e de correspondência com vários matemáticos, ele produziu artigos de interesse considerável, embora estes não sejam da importância dos artigos escritos pela maioria dos grandes matemáticos com quem se correspondia. Publicou trabalhoscientíficos em várias entidades como nas Academias de Paris em 1734, Berlim entre 1748 e 1752, e também na Royal Society de Londres. Manteve permanente e extensa correspondência com os principais matemáticos de sua época, foi eleito companheiro (Fellow) da Royal Society em 1749.
Os artigos de Cramer cobrem uma ampla gama de assuntos, incluindo o estudo dos problemas geométricos, a história damatemática, filosofia, bem como a data da Páscoa. Ele publicou um artigo sobre a aurora boreal no Philosophical Transactions da Sociedade Real de Londres, também escreveu um artigo na lei, quando aplicou a probabilidade de demonstrar a importância de ter testemunho independente de duas ou três testemunhas, e não de uma única testemunha.
Cramer também estava interessado no governo local e serviu comomembro do Conselho de duzentos em 1734 e do Conselho dos Setenta, em 1749. Seus trabalhos sobre esses conselhos o envolveram com seu vasto conhecimento matemático e científico, pois assumiu as tarefas que envolvem a artilharia, fortificação, reconstrução de edifícios, escavações e agiu como arquivista. Ele fez uma segunda viagem no exterior em 1747, desta vez apenas uma visita a Paris.
Um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciêcia
  • Ciecias
  • ciecias
  • ciecias
  • ciecia
  • ciêcias
  • ciecias
  • Ciecia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!