A Radiação dos Chondrichtyes

2307 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BIOLOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE CORDADOS I

A Radiação dos Chondrichthyes

Ilhéus, Ba
ABRIL, 2013
Introdução

O aparecimento das maxilas com suportes internos e apêndices pareados foram os maiores eventos da história dos Vertebrata. A diversidade de especializações predatórias, disponível a um vertebrado com maxilas, e o direcionamento preciso destas são ótimos, e a aparição destes caracteres sinalizou uma nova radiação de vertebrados. Os peixes cartilaginosos (tubarões, raias e quimeras) são os descendentes de um clado dessa radiação, combinando traços derivados, tais como o esqueleto cartilaginoso, com uma anatomia geralmente primitiva. Os tubarões passaram por três grandes radiações, as quais podem ser associadas em grande parte com a crescente especialização dos mecanismos para a alimentação, e os tubarões e as raias viventes são um grupo diverso e bem sucedido de peixes. Neste capítulo, consideramos as origens e o sucesso dos peixes cartilaginosos viventes.

Tubarões

Características morfológicas
Um tubarão típico tem cerca de dois metros de comprimento, a formas maiores alcançam 12 metros e talvez cresçam até os 18 metros, e algumas formas têm apenas 25 cm de comprimento e habitam, principalmente, mares profundos das plataformas continentais.
Apesar da grande variação de tamanho, todos os elasmobrânquios viventes apresentam características esqueléticas ausentes nos tubarões das primeiras radiações.
As escamas placóides dos tubarões também mudaram na terceira radiação. Embora escamas do mesmo tipo geral sejam conhecidas dos primeiros Chondrichthyes, geralmente estão agrupadas ou fundidas em grandes placas. O corpo áspero (pele do tubarão), dos elasmobrânquios modernos, é uma armadura única, flexível e muito protetora. Roupas de natação, imitando as propriedades da pele

Relacionados

  • Trabalho
    14855 palavras | 60 páginas
  • Anatomia comparada
    50627 palavras | 203 páginas