A quinta disciplina aprte 1

1288 palavras 6 páginas
A Quinta Disciplina – Peter Senje

Resumo parte 1: Como as nossas ações criam a nossa realidade... e como podemos modificá-la.

1- “Dê-me uma alavanca longa o bastante... e, com uma das mãos, moverei o mundo”

2- Sua organização tem uma deficiência de aprendizagem?

3- Prisioneiros do sistema ou prisioneiros do nosso próprio pensamento?

Páginas: de 33 a 108

Neste primeiro capitulo, Senje tenta nos mostrara importância das pessoas e do aprendizado nas organizações. Mostra também a importância da empresa como um todo em se abrir ao aprendizado, começando pelo cargo mais alto e indo até o mais baixo, em uma continua de esforços para a mudança positiva, deixando de lado algumas convicções e paradigmas.
Listando 5 disciplinas fundamentais para se definir uma organização que se aprende:
- Pensamento sistêmico: Que se refere a um quadro de referência conceitual para esclarecer padrões e nos ajudar a modifica-lo.
- Domínio Pessoal: Dado ao nível da capacidade ou demonstração de como demonstrar um conhecimento ou competência. Onde poucas empresas estimulam este crescimento, resultando em pouca liberdade para funcionários se expressarem ou darem novas ideias.
- Modelos Mentais: Alguns paradigmas que as vezes estão em nosso subconsciente e até alguns conceitos do que pode ou não ser feito em diferentes ocasiões gerenciais na empresa.
- A construção de uma visão compartilhada: Onde todos entendem e compartilham uma única visão, sem ser imposta por ninguém, onde se prioriza um conjunto de princípios e praticas orientadas.
- Aprendizagem em equipe: Que começa pelo dialogo, pela capacidade de aprendizagem, de deixar de lado ideias preconcebidas e comecem a pensar em conjunto.
Listando essas cinco disciplinas, Peter Senje reforça a importância de que elas sejam desenvolvidas em conjunto, sempre visando um aprendizado total na empresa, independentemente do nível hierárquico e que nunca se pare de aprender buscando sempre novas

Relacionados

  • direitos reais
    6702 palavras | 27 páginas
  • teoria das provas e fato jurídico
    105149 palavras | 421 páginas
  • DIREITOS DO MAR
    96204 palavras | 385 páginas
  • Grande loja
    125357 palavras | 502 páginas