A questão da familiriadade dos alunos com a arte

616 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPOS III PETROLINA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA

A QUESTÃO DA FAMILIARIDADE DOS ALUNOS COM A ARTE

Petrolina 2011

CÉLIA PEREIRA EVANGELISTA

A QUESTÃO DA FAMILIARIDADE DOS ALUNOS COM A ARTE

Trabalho apresentado à disciplina de Arte na Educação sob orientação da Professora Elisabete Farias, como requisito parcial de avaliação do V Período de Pedagogia

Petrolina
2011

A questão da familiaridade dos alunos com a arte

O texto estudado nos traz os resultados das análises dos depoimentos realizados ao longo da leitura do livro “Imagens que falam - leitura da arte na escola”.
A leitura nos fala o que é evidente. Quando é feita a confrontação das entrevistas é possível notar que alunos que não tem em seu convívio familiar nem social um contato direto com arte, certamente farão uma leitura ingênua e terão como forma de leitura os seus gostos pessoais como cor, paisagens dentre outros aspectos. Já os que têm um contato mais direto com a arte conseguem fazer uma leitura mais aguçada, apresentando um pensamento adequado com o que foi exposto.
É de suma importância o ambiente no qual esses alunos estão inseridos, pois para seu desenvolvimento cognitivo o meio sociocultural tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer pessoa.
Quando fazemos uma relação da leitura do texto com a experiência vivida na escola, o campo de pesquisa, é notável que o assunto abordado para o desenvolvimento das atividades dos alunos, está diretamente ligado com a sua cultura, pois é um tema que todos têm conhecimento. É o caso, por exemplo, do futebol que todos gostam muito. Isso foi fundamental para inspirar os alunos a produzirem as suas artes. A escola soube muito bem como desenvolver o projeto “Pernambuco na Copa”, pois alem de incentivar os alunos com um tema muito agradável, conseguiram levar a cultura do estado e isso é muito importante para o desenvolvimento de todos os alunos. É importante que

Relacionados