A questao social e as mudanças sofridas ao longo dos anos

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

isabela da silva mendonça







A questão social e as mudanças sofridas ao longo dos anos













ARCOVERDE
2013
ISABELA DA SILVA MENDONÇA









A questão social e as mudanças sofridas ao longo dos anos




Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar.

Prof.ª Marcia Bastos
Prof.ª Giane Albiazzetti
Prof.ª Sergio Goes
Prof.ª Rosane Malvezzi








ARCOVERDE
2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................... 04
2- DESENVOLVIMENTO......................................................................... 053-CONSIDERAÇOES FINAIS.................................................................. 08
4-REFERENCIAS....................................................................................................09





INTRODUÇÃO

A questão social surgiu para exigir a formulação de politicas sociais em benefício da classe operária na Europa em meados do século XIX.
No Brasil teveinicio entre os anos de 1920 e 1930, no inicio a mesmo tinha o homem como objeto definido, era o homem: pobre, analfabeto, desempregado e morador de favela. Entendia-se que o serviço social tinha que moldar e integrar este homem aos valores morais e costumes defendidos pela filosofia neotomista. No entanto esta ideia logo foi ultrapassada, pela compreensão de que este homem é fruto, não só de umaincapacidade individual, e sim de um conjunto de fatores que merecem a intervenção profissional do assistente social.

DESENVOLVIMENTO

A principal definição de Questão Social é que é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade . A questão social surgiu na Europa na século XIX, com a finalidade de criar benefícios para a classe operaria que estava em crescente pobreza.
Aindustrialização e urbanização das cidades originou o empobrecimento da classe operaria, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, principalmente para a burguesia, que teve que recorrer a implementação de políticas sócias. Atualmente a questão social refere-se ao desaparecimento de muitos postos de trabalho e categorias, isso vem ocorrendo devido a crescente retirada doestado do campo social com cortes, privatizações e etc... As desigualdades sociais e a questão social estão diretamente ligadas , pois essas questões acabaram influenciando para a criação do terceiro setor na sociedade, com a finalidade de criar projetos e programas para auxiliar os que deles necessitar.
O serviço social teve inicio na Brasil entre os anos 1920 e 1930 sob forte influência daigreja católica europeia , nos primórdios da profissão a questão social era vista como questão moral, religiosa ou de natureza desajustada. Com o Movimento de Reconceituação passou a ser considerada como expressão das desigualdades da sociedade capitalista brasileira.

Para Barroco (2000, p. 83),

[...] a questão social não se refere apenas à existência de desigualdades, mas às formashistóricas de seu equacionamento, em face do significado político das lutas proletárias. Quando o capitalismo evidencia e aprofunda suas contradições, no contexto dos monopólios, a questão social, torna-se alvo de respostas sistemáticas por parte do estado e das classes dominantes, para garantir a reprodução da força de trabalho, mas principalmente, para evitar qualquer manifestação que possa pôr questãoa ordem social passou a ser vista como “questão política”.

A questão social expressa à contradição fundamental do modo de produção capitalista. Contradição esta fundamentada na apropriação das riquezas geradas socialmente: os trabalhadores produzem , os capitalistas se apropriam. E as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças Sociais e Gestão Ecológica em Questão a experiência de Mamirauá
  • Políticas sociais e sua avaliação: a questão social frente às mudanças políticas sociais.
  • Servi o Social e as mudanças significativas que ocorreram nos anos 90
  • Questão social no brasil nos anos 20 e 30
  • Mudanças ao longo do teempo
  • Desigualdade social sofrida pelos cadeirantes
  • 11. Questão da Mulher na Atualidade: Um Exemplo de Mudança Social
  • O uso da radioatividade ao longo dos anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!