A Quest O Da Criouliza O No Portugu S Do Brasil

407 palavras 2 páginas
A questão da crioulização no português do Brasil

(Gregory Riordan Guy)

No texto supracitado o autor coloca em evidência a questão da crioulização (processo de transformação de um pídgin em língua que tem falantes nativos), e a importância da compreensão desse fato como algo a ser analisado nos estudos de variação lingüística.
A existÊncia de questões a respeito das origens e ao desenvolvimento do português no Brasil,, deve-se à fatores como a história político-social do período colonial e imperial, e a alta demanda de escravos trazidos pára o Brasil nos primeiros séculos de colonização. Esses dois fatores tornam quase que dispensável pensarmos se houve ou não crioulização, já que o Brasil passou exatamente por todas as condições favoráveis ao surgimento desta, o que nos resta é pensar de que modo essa crioulização ocorreu, e quais as conseqüências para o Português do Brasil, além de identificarmos os traços ainda hoje presentes na nossa língua.
Pensando dessa maneira, o autor expõe modelos teóricos dos processos de mudança lingüística para tentar explicá-los de um ponto de vista sociolingüístico. São vistos modelos de crioulização, e tipos de mudança, que de algum modo expliquem, ou fundamentem, algumas das características do Português do Brasil, como: a negação repetida; saliência e concordância verbal; posição e concordância nominal; léxico; e a evidência histórica que comprova tudo.
Ao final, o autor termina constatando que as características lingüísticas do Português do Brasil, são, como já se esperava, decorrência das influências dos portugueses, africanos, ee diversos outros povos oriundos de todos os cantos da Europa.

Sobre as origens do Português popular do Brasil
(Anthony Julius Naro e Maria Marta Pereira Scherre)

No livro desses dois autores vemos uma, por assim dizer, alocação de reflexões a respeito das origens do Português popular do Brasil, também chamado de PPB, somando às evidências históricas, fatos lingüísticos e sociais que explicam o

Relacionados