A questão Social no Brasil

Páginas: 14 (3495 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO
Por muito tempo se manteve a idéia de conformismo pairando sobre a população brasileira. Criticava-se a maneira como a nova geração protestava por seus direitos, usando redes sociais e assinando petições on-line; isso, claro, quando ainda se havia o interesse de protestar. As manifestações on-line que se mantiveram por tanto tempo sem atrair resultados, porém, foi um importantefator na força com que os protestos ocorreram: o “povo” das redes sociais, de certa forma, descobriu (ou lembrou) como é não ser impotente em relação ao Estado, que não somos apenas meros expectadores da política. A grande massa que se limitava ao virtual transbordou para as ruas.
Diferente das manifestações passadas hoje a população possui uma ferramenta que foi essencial para o inicio e aorganização dos movimentos, a internet e suas redes sociais. Este meio dissemina de forma extremamente rápida a mobilização e informações sobre os manifestos além de ser ferramenta de continuidade de tais movimentos durante o tempo é que seus simpatizantes não estão na rua.
Outra diferença embora sutil seja que na década de 1970, as passeatas eram ligadas a um fato específico — a morte de um estudante,por exemplo — para dar vazão a uma questão maior. Hoje, o aumento da passagem de ônibus foi um pretexto, uma gota d’água que fez transbordar o descontentamento geral e a falta de respeito que o Estado exerce sobre o cidadão, — o que, guardadas as devidas proporções, era o sentimento de antigamente.








2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O PAPEL DA INTERNET NAS MANIFESTAÇÕES
Nosso pais vivem nosúltimos meses com algo que não se via há muitos anos, as manifestações. Diferente das décadas anteriores, agora a população possui a internet como uma forte ferramenta a seu favor. Os principais pontos de encontro dos manifestantes se tornaram eventos criados em redes sociais, aonde podem se comunicar e discutir enquanto não estão nas ruas. E isso se mantém essencial para a organização dosmanifestos: as convocações são publicadas on-line e rapidamente “viralizam” por toda a rede. A ocultação de informações, restringindo-as apenas aos manifestantes, não existe mais, porém a força com que o manifesto toma ao serem agilmente compartilhadas as informações é uma vantagem grandiosa ao movimento. Tamanha a importância que esses eventos on-line tomaram que a própria mídia e o governo passaram ase basear neles para a formação de estatísticas e estipulação de dados em relação a futuros manifestos.
A empolgação que antes era vista como algo inútil quando nas redes sociais, agora toma a sua relevância, levando em conta sua influência em manter a motivação entre os manifestantes. “Hashtags” não são exatamente protestos, mas gritos de guerra para manter o povo unido mesmo na esfera virtual.Com isso, além de manter o ânimo daqueles que já aderiram à causa, os manifestantes acabam conquistando um público maior e, consequentemente, expandir os protestos nas ruas.
Sendo então a internet o principal meio de comunicação entre os manifestantes, cria-se a idéia de que esta é um espaço irredutível, onde apenas as massas têm voz. O que é um erro. Justamente por ser o principal ponto deencontro dos manifestantes, nela surgem também as influências contra o movimento. E aí também é preciso tomar cuidado quanto aos veículos de informação que estão ligados à parte manipuladora de mídia, que não perderão a chance de ter um contato ainda mais direto com o seu público alvo. Por dar espaço a qualquer voz e opinião, a internet cria um espaço mais amplo e crítico, mas, com a sua forteferramenta de compartilhamentos, também faz com que uma mesma informação tenda a se sobressair sobre outras. É preciso ser atento a essas informações e opiniões que se sobressaem. Talvez daí tenha surgido a idéia de que estes movimentos não havia uma causa concreta (algo que foi altamente divulgado pela mídia); muitas vozes se sobressaíram e chegaram a abafar o principal motivo dos protestos: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social no brasil
  • Questão social no brasil
  • Resenha Questão social do Brasil
  • Questão social no brasil
  • A questão social no brasil
  • Questao social no brasil
  • Questão social no brasil
  • Questão social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!