A questão racial no século xxi...fichamento

Páginas: 9 (2170 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2012
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

COLEGIADO DE PEDAGOGIA



















FICHAMENTO

TEMA “A QUESTÃO RACIAL NO SÉC. XIX E XX”.







CAMILA MARINS

ELIANA CERQUEIRA

ÉRICA LÁIS

NAIANA SOUZA











ALAGOINHAS – BA

OUTUBRO – 2012.2



CAMILA MARINS

ELIANA CERQUEIRA

ÉRICA LÁISNAIANA SOUZA













FICHAMENTO

TEMA “A QUESTÃO RACIAL NO SÉC. XIX E XX”.











Fichamento organizado no campo de Antropologia, sob a orientação da Prof. Keite Maria para avaliação parcial do semestre.










ALAGOINHAS – BA

OUTUBRO – 2012.2


Sumário




As doutrinas raciais do século xix 4

Ainexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social? 7

Racismo no Brasil 8

Lei da Igualdade Racial 10

REFERÊNCIAS 11







As doutrinas raciais do século xix







1.0 Durante o século XIX foram produzidas diferentes questões raciais. 2.0 Para que se possa compreender essas mudanças é necessário que analise oIluminismo que ocorreu em no inicio do séc. XVIII época em que o homem era visto como uno,ou seja todos eram iguais.

3.0 Com o advento das grandes navegações o indivíduo que outrora se achava igual a todos percebe no outro, no novo, hábitos diferentes, maneira de se vestir diferente, crenças e principalmente cor da pele que contradizia com tudo que eles estavam acostumados a ver naEuropa.

4.0 Para tentar entender os seres recém-descobertos os americanos os classificaram de primitivos, pois eles continuaram estagnados, seres que não evoluíram e que se conformou com a situação que estavam vivendo. Enquanto que os americanos estavam em situação superior, pois evoluíram.

5.0 A partir de meados do séc. XVIII, para os europeus os indivíduos que viviam no novocontinente deixam ser bonzinho e passa a ser o selvagem mal, inferior e depravado, o novo continente passou a ser personificado de carente por Buffon e de decaído para De Pauw.

6.0 É somente a partir do século XIX que as ideias humanistas de Rousseau herdeiras da revolução francesa cede lugar a ideia a uma reflexão tímida sobre as diferenças básicas existentes entre os homens.

7.0 Otermo raça é introduzido na literatura mais especializada no inicio do séc. XIX por George Cuvier inaugurando a ideia de heranças físicas permanentes entre os diversos grupos humanos.

8.0 A visão monogenista dominante até meados do séc. XIX congregou a maior parte dos pensadores que acreditavam segundo as escrituras bíblicas que a humanidade era una.Segundo esta versão o homem teria seoriginado de uma fonte comum, Sendo os diferentes tipos de homens produto da degeneração do pecado de Eva no jardim do Éden.

9.0 Com base na visão monogenista surgem a ideia poligenista, onde se cria que existia vários tipos de criação divina para cada tipo de homem.

10.0 Os estudos antropológicos nascem vinculados as ciências físicas e biológicas ambos associados a visãopoligenista, enquanto as analises etnológicas manteve-se associados a visão humanista e monogenista.

11.0 O postulado de Broca foi de que as diversidades humanas observáveis eram produto do meio social eram produto direto das diferenças raciais. O principal elemento de analise era o crânio através do qual se poderia comprovar a inferioridade física e mental. Acreditava-se portanto naimutabilidade das raças

11.1 Samuel George Morton estabeleceu comparações não só físicas como morais em relação a população dos estados Unidos e da África através da analise do crânio dos indivíduos .

11.2 Em meados do século fundava-se sociedades etnológicas em Paris, França, e Nova York cujas metas eram sócias e políticas,nessas associações as visões eram ainda monogenistas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: direito do século xxi
  • A QUESTÃO INDIGENA NA AMÉRICA DO SÉCULO XXI
  • O século XIX no século XXI
  • Século xxi
  • Seculo XXi
  • Seculo XXI
  • século XXI
  • o século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!