A questão do respeito à diversidade como necessidade para a construção da cidadania

Páginas: 9 (2137 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
[pic]



















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

UMA QUESTÂO DE ÉTICA.........................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO


Na atualidade um dostemas que mais tem sido debatido é a questão da diversidade, pois frente a uma sociedade cada vez mais global, quanto à informação e ao intercâmbio de crenças, hábitos e costumes, urgem a necessidade de que cada vez mais as políticas públicas se direcionem para o reconhecimento das singularidades e o respeito às particularidades.
Diante de tal premissa, o presente texto apresenta umareflexão sobre a construção da cidadania na atual sociedade capitalista, considerando valores como a ética e o respeito às particularidades como componentes essenciais para efetivação da diversidade como direito humano.
Sendo assim, a organização deste trabalho segue ordenado, iniciado com uma breve reflexão sobre a construção da identidade e os entraves encontrados na estrutura capitalista,fazendo alguns apontamentos sobre a ética, passando por algumas considerações sobre direitos humanos, e chegando até a questão da constituição das políticas públicas.



































UMA QUESTÃO ÉTICA



A formação do indivíduo como pessoa humana é uma construção complexa fundamentada em elementos aparentemente “contraditórios” como aautonomia e a alteridade, a socialização e a individualização.
O homem constrói a sua identidade com base naquilo que lhe é próprio, mas também, com base naquilo que é do outro, ou seja, a construção da identidade se dá, ou pelo menos deve se dá num processo de autonomia e alteridade. A autonomia dentro deste processo diz respeito à liberdade da escolha, pois o homem é responsável porconstruir a sua própria identidade; já a alteridade tem a ver com a verdade de que o outro é o fundamento da minha realidade, pois sem o reconhecimento do outro não existe o eu.
Em relação à socialização BOGADO e BRANCO (2009) afirmam:


Ao se relacionar com outros no processo de socialização, vai adquirindo hábitos e costumes que vão se agregando aos poucos na suapersonalidade individual e tornando-o cada vez mais identificado com uma personalidade social cada vez mais difusa, conforme se ampliam as interações dentro de uma perspectiva global. (BOGADO e BRANCO, 2009, p. 66).

Assim, além da socialização, a individualização fundamenta a construção da identidade, no sentido de que a socialização enquanto processo por meio do qual se aprende o necessário paraa vivência e convivência social, também obriga-nos posicionarmos individualmente, já que o processo de socialização é sempre conflituoso.
Embora saibamos que em outros tempos e em outras sociedades estes conflitos também fizeram parte da realidade, na contemporaneidade a construção da identidade sofre outro agravante, a crise de paradigmas da sociedade capitalista, pois cada aspecto dasociedade tenta conduzir o indivíduo para o seu lado, como é o caso da cidadania e do sistema econômico. Como argumenta LOMBARDI (2005):

Ao sistema econômico, por exemplo, interessa dispor de um indivíduo competente, hábil no manejo de conhecimentos e técnicas, maleável e adaptável aos intentos do capital. A cidadania, de outra parte exige um ser autônomo, independente e crítico,capaz de decidir, por conta própria os destinos de sua vida num interior de um projeto de co-responsabilidade social. (LOMBARDI, 2005, p. 65).

Por tanto, para se conviver no mundo cujas bases são econômicas sem abrir mão dos valores exigidos pela cidadania é necessário assumir uma posição ética. Assim passemos a fazer algumas considerações acerca da ética, que tem feito parte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DIVERSIDADE E DESIGUALDADE
  • A questão social no brasil: a difícil construção da cidadania"
  • Questão social no brasil: a difícil construção da cidadania
  • Respeito e cidadania
  • Respeito A Diversidade
  • Respeito As Diversidades
  • A questão da diversidade
  • Educação e Respeito: uma questão social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!