A questão da universidade e da formação em ciências sociais

Páginas: 37 (9096 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
GARCIA, Sylvia Gemignani. ASociol. da universidade e da formação em ciências sociais. Tempo Social; Rev. Sociol.IUSP, S.O A R T G Tempo Social; Rev. questão USP, S. Paulo, 12(1): 123-140, maio de 2000. Paulo, 12(1): 123-140, maio de 2000.

A questão da universidade e da formação em ciências sociais
SYLVIA GEMIGNANI GARCIA

RESUMO: A análise histórica dos processos sociais e intelectuais quecaracterizam a formação cultural e científica na modernidade contemporânea permite a reconstrução de questões culturais e educacionais que se fazem constantemente presentes hoje no dia-a-dia da vida universitária na forma de problemas acadêmicos e administrativos. Situada na intersecção das áreas de história intelectual, sociologia da ciência e das instituições científicas e sociologia da educaçãoe da cultura, essa perspectiva de investigação aborda, primeiro, os amplos processos institucionais – nas esferas da política, da economia e da cultura – que situam a questão contemporânea da universidade e da formação em ciências sociais; em seguida, expõe alguns aspectos centrais do debate sociológico acerca da natureza da disciplina e do perfil da formação em ciência social; e, finalmente,discute certos pressupostos e categorias básicas das atuais propostas de reforma universitária.

UNITERMOS: universidade, ciências sociais, sociologia da educação.

m dos componentes importantes da questão da universidade hoje é a crise da universidade pública. O modo mais disseminado de caracterizar essa crise é considerá-la conseqüência da crise do déficit público dos anos 70 que determinou afalência do sistema de financiamento da rede pública de ensino superior. Nesse diagnóstico estão, portanto, implícitas: a) a atual reestruturação do modo capitalista de produção; e b) a forma mais recente da crise da esfera pública na modernidade contemporânea. a) De certa perspectiva da análise sociológica, as mudanças sociais contemporâneas vinculam-se a uma reestruturação do modo capitalista deprodução a partir da revolução tecnológica da década de 70 baseada, essencialmen-

U

Professora do Departamento de Sociologia da FFLCH - USP 123

GARCIA, Sylvia Gemignani. A questão da universidade e da formação em ciências sociais. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(1): 123-140, maio de 2000.

te, em tecnologia informacional. Apropriado pelo sistema econômico, o aparatotecnológico torna possível uma nova forma de interdependência econômica global, acompanhada de uma nova divisão internacional do trabalho, e a unificação internacional dos mercados financeiros. Trata-se de um processo histórico contraditório de extraordinário desenvolvimento de forças produtivas liberadas pela revolução informacional que se realiza aprofundando o caráter desigual das relações de produçãoatravés da redefinição dos segmentos e territórios sociais considerados dinâmicos conforme a lógica do sistema econômico e dos outros segmentos, cuja tendência é que não sejam pertinentes da perspectiva da lógica do sistema (cf. Castells, 1999). Em termos amplos, constituem-se processos simultâneos e entrelaçados de unificação e pulverização social por meio de novos modos de inserção e deexclusão social e de formação de novos blocos geopolíticos e geo-econômicos com a paralela destruição de tipos de identidades coletivas que tiveram papel fundamental na história da modernidade tal como se desenvolveu nos últimos séculos, entre as quais destaca-se a identidade nacional vinculada à forma do estado nacional moderno. O predomínio do capital financeiro sobre o capital industrial e aapropriação tecnológica que o capital realiza produzem uma profunda reestruturação do trabalho e do mercado de trabalho, basicamente caracterizada por tendências a complexificação e diferenciação, desregulamentação e individualização. A desregulamentação refere-se aos novos contratos de trabalho, marcados pela flexibilização e a individualização, com efeitos que variam conforme os setores altamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • universidade e ciencia questao 1
  • universidade, ciencia formação
  • Universidade, ciência e formação acadêmica
  • Universidade ciência e formação a cadêmica
  • Universidade, ciência e formação acadêmica
  • Fichamento "Universidade, ciência e formação "
  • Questão de fundamentos das ciências sociais
  • A questão social e a necessidade de uma ciência social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!