A questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico.

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

ISES - Instituto Sumaré de Educação Superior



Curso Pedagogia 3º Semestre - Unidade Tatuapé I Turma NMA





Juliana Maria dos Santos RA 1210871
Luciana Lima dos Santos RA 1210155


“A Questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico”
Psicologia do Desenvolvimento
Professora: Roseli

Junho de 2013
São Paulo



A questão da Periodização do DesenvolvimentoPsicológico.
Introdução
Desenvolvimento é conjunto dos processos de transformação que ocorrem ao longo da vida de cada individuo. Segundo Palácio, (1995), há três etapas: 1- a etapa em que as pessoas está vivendo; 2- os aspectos históricos, culturais e sociais que o individuo está inserido e 3- experiências próprias que são diferentes em cada pessoa.
A Psicologia, ao estudar os estágios dedesenvolvimento, focaliza o individuo isolado e estuda as transformações que ocorrem de modo semelhante dentro de cada estagio. Por exemplo: no bebê estuda o aparecimento dos dentes; Nas crianças após um ano, a capacidade de andar, de falar; Na adolescência, estuda o aparecimento da sexualidade e suas conseqüências; E na idade adulta há o estudo de aparecimento de doenças, o envelhecimento do organismo,as conseqüências do sedentarismo e envelhecimento do organismo em geral.
Os modelos de desenvolvimento baseados nos processos de maturação biológica são universais, isto é para todos os membros da espécie humana.
A rapidez do desenvolvimento depende das circunstâncias históricas culturais e das experiências de cada sujeito.
“Dentro de cada cultura, o treino para o controle das funçõesexcretoras, a linguagem, a velhice, recebem significação e tratamento próprio dentro de cada cultura” (Oliveira, 1997:55).
A “imensa multiplicidade de conquistas psicológicas que acorrem ao longo da vida de cada individuo, gera uma complexa configuração de processos de desenvolvimento que será absolutamente singular para cada sujeito. (...). Em cada situação de interação com o mundo externo, o individuoencontra-se em um determinado momento de sua trajetória particular, trazendo consigo certas possibilidades de interpretação e ressignificação do material que obtém dessa fonte externa” (Oliveira: 56).
Os psicopedagogos buscam a universalidade, isto é, os fatores que podem se apresentar mundialmente nas diversas fases, como, infância, adolescência, idade adulta e velhice.
Conhecemos mais asetapas da infância e da adolescência do que da idade adulta e velhice, pois os psicólogos dedicaram-se mais a elas.
Há componentes biológicos do desenvolvimento, como os maturacionais, que definem limites e possibilidades universais, com homogeneidade na infância e na adolescência.
















Resenha
Este artigo estuda três autores famosos:
1º Henri Wallon (1879-1962)
2º LevSemenovich Vygotsky (1896-1934)
3º Jean Piaget (1896-1980)
Eles investigaram o desenvolvimento psicológico e elaboraram as etapas
Wallon- Para ele era importante compreender “a gênese do homem em suas relações iniciais com outros homens” (Zazzo, 1989: 182). Buscava o conhecimento da pessoa como um ser de afeto, emoções, movimentos, inteligência que se forma a partir da relação com o outro.Para Wallon as primeiras manifestações da criança são biológicas, de mecanismo fisiológico, quem cuida da criança, seja mãe, a avó ou outra pessoa se encarrega de interpretar as expressões que manifestam seus estados viscerais, por meio das relações de sociabilidade, o comportamento humano vai sendo modificado de visceral para socialmente orientado. Para ele o desenvolvimento é marcado poralternâncias entre:
Momentos de expansão e de contenção
De ansiedade e de explosão
De surpresa
De alegria
De presença e de ausência do outro
Assim a criança vai tomando consciência de si mesma e posicionando-se em relação ao outro. A criança separa-se e distingue-se desse outro mas nunca o “abandona” ou expulsa da sua consciência.
Há três leis, de acordo com Wallon que regem o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A questão da periodização do desenvolvimento psicológico
  • A questão da periodização do desenvolvimento
  • A periodização do desenvolvimento psicológico
  • Desenvolvimento psicológico
  • desenvolvimento psicologico
  • Desenvolvimento psicologico
  • Desenvolvimento Histórico do Pensamento Psicológico
  • Teoria do desenvolvimento psicológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!