A questão da linguagem em lacan e heidegger

Páginas: 4 (987 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Resumo: A partir do conceito de lingüisteria cunhado por Lacan, este trabalho se propõe a explicar a noção de inconsciente compreendida por ele a partir da linguística; o que aproximaremos em umsegundo momento com a experiência linguística de Heidegger.

Palavras – Chave: Linguisteria, linguagem, Lacan, Heidegger.

Para Lacan, Linguisteria diz respeito à fundação do sujeito, esse termo é umneologismo Lacaniano, que provém da junção das palavras linguagem e histeria, o que dá a entender que, a linguagem a qual o sujeito utiliza para se expressar, ou seja, a linguagem do inconsciente, éconsiderada um sintoma histérico, que fala por si própria.
Essa língua emerge de dentro do corpo do ser falante, o qual possui uma gama de significantes nele. Lacan diz que o inconsciente éestruturado como uma linguagem, e por tal motivo, faz parte da linguisteria, assim sendo, essa linguagem do inconsciente está diretamente ligada às afetações ocorridas ao sujeito, isso que fala por trás do quese diz. Segundo Lacan, o sintoma se dissolve por inteiro numa análise da linguagem ao se dar ouvidos ao que o paciente quer dizer, para que ele se liberte desse sintoma através da fala; pois é o realque permite efetivamente desatar aquilo em que consiste o sintoma.
A psicanálise procura se ocupar do que é dito por detrás das falas, ao contrário do linguista, que se interessa apenas pelo quefoi dito. O inconsciente fica em evidencia por meio da linguagem expressa pelo falante; pois só há inconsciente no ser falante; ao se utilizar da linguagem do linguista para expressar seus sintomas.Falaremos agora da experiência da linguagem em Heidegger a partir do fragmento 50 de Heráclito, que diz : “Auscultando não a mim mas o Logos, é sábio homologar que tudo é um.”
Heráclito começa essefragmento com uma negação, dos escritos por ele apenas este, e essa negação visa tirar a autoridade de quem proferir essa frase, que após a negação vem afirmando. Ele quer dizer que ao escutar, não a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Heidegger e a Questão da Técnica
  • A QUESTÃO DO NADA EM HEIDEGGER E SARTRE
  • A questão da técnica
  • A questao da tecnica
  • Questão do ser, martin heidegger
  • Martin Heidegger e a Linguagem
  • Resumo A questão da técnica de Martin Heidegger
  • Resumo de " A questão da técnica", Martin Heidegger

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!