A questão da gravidez na adolescência

Páginas: 6 (1494 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
1 GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS.



A sexualidade esta presente em todas as etapas da vida de homens e mulheres, envolvendo aprendizados, anseios, aspiração relacionados à satisfação, à afetividade, ao prazer, aos sentimentos, ao exercício da liberdade e à saúde. É visto como um organismo histórico, cultural e social, e se transforma conforme mudam asrelações sociais. Contudo há padrões impostos pela sociedade, ainda preserva-se em suas possibilidades de vivência, tabus, mitos, preconceitos, interdições e relações de poder.
Pesquisa da ONU revela que para adolescentes e jovens, esta dimensão se traduz em um campo de descobertas, experimentações e vivência da liberdade, dentre outras situações. (ONU, 2003).
Aquestão da gravidez na adolescência, nos últimos tempos passou a ser vista como uma importante demanda de Saúde Pública visto, a grande proporção que este fenômeno tomou em todo o mundo.

No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), a gravidez na adolescência aumentou para a cerca de 1,1 milhões por ano.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de altorisco a gravidez na adolescência, tanto em relação às repercussões sobre a mãe do Recém Nascido, e ainda mais: “além de acarretar problemas sociais e biológicos, pode leva conseqüências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e seu filho e ocorre no extremo inferior da vida reprodutiva que é dos 10 aos 19 anos de idade”.

De acordo com o Estatuto da Criança e doAdolescente (ECA), considera-se adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
A adolescência é marcada por uma fase de descobertas, não sabem o que fazer com determinadas situações, são inconseqüente, segundo Oliveira:

O adolescente busca uma identidade pessoal, tem medo de não se tornar alguém, luta para obter a independência, a liberdade e aresponsabilidade do adulto. É idealista, artista e generoso, mas ao mesmo tempo comporta-se de maneira imprevisível, é calculista e egoísta. Essas variações são normais na adolescência, considerando que esta não é uma fase definida, mas um processo de definição no desenvolvimento humano; é um período da vida representado por características sociais que implicam na personalidade e identidade dosadolescentes. (OLIVEIRA, 2000, p. 23).




Para Socal (2003) a adolescência é um período complexo, pois compreende varias mudanças a adolescência e a gestação, e há necessidade de serviços e de condições psicossocial para enfrentá-los, assim:

A adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento humano, em que se observam rápidas e substanciais mudançasna vida e nos corpos infantis, a citar o acentuado crescimento pondo - estatal, o surgimento de novas formas físicas e estéticas, as transformações no funcionamento orgânico, a construção de novas relações intersubjetivas e as manifestações peculiares de novos sentimentos, modos de pensar e de se comportar refletindo novas identidades e inserções no mundo interno e externo da família.Já o período gestacional é repleto de modificações físicas, psicológicas, hormonais, neurológicas, sociais e familiares. A saúde reprodutiva depende de uma gama de condições sócio-culturais propicias tais como serviços de saúde de qualidade, adequadas às condições de vida eestabilidade afetiva (SOCAL, 2003, p. 76).




A fase da adolescência, na maioria das vezes é concebida por períodos conflituosos e instabilidades, há mudanças na vida social, em relação ao papel da família, ocorre distanciamento, este passa a obter maior independência e autonomia, preferir a companhia de amigos, ou de pessoas da mesma idade, enfim começa a fazer escolhas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência Prevenção da gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!