A questão agrária em manuel correia de andrade

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 26 de abril de 2012
A QUESTÃO AGRÁRIA EM MANUEL CORREIA DE ANDRADE

Cícero Gomes Correia[1]



Neste artigo pretendemos destacar alguns aspectos da questão agrária na obra de Manuel Correia de Andrade. Dado o caráter desta exposição, nos limitaremos em tocar em algumas questões que consideramos centrais, sabemos, portanto, que o tema é bastante complexo e que a própria concepção do autor não ésimplista.

A análise cristalina e quase poética de Andrade para analisar tal questão é estimulante porque não dá a última palavra sobre o assunto e nos leva a dialogar com seus escritos. Percebemos também, ao ler suas obras, pelo menos as relacionadas a questão agrária, que o autor esteve sempre atualizado seus trabalhos em relação aos novos dados apresentados pela realidade.

Aquestão agrária, tema que assumiu fundamental importância a partir da segunda metade dos anos 1950, volta a ser debatido a partir de meados dos anos 1990, nos meios acadêmicos e nos movimentos sociais do campo, ainda de forma muito tímida. Consideramos este um tema vital da sociedade brasileira porque a questão agrária continua sem solução. Acreditamos que, para discutir a realidade brasileirahoje, é necessário abrir outros espaços e eventos para o debate que, sem dúvida, proporcionará o florescimento de novas idéias e interpretações sobre assunto tão sério que necessita de alternativas para uma verdadeira reforma agrária sem a qual a nação e cidadania continuarão inconclusas[2].

Os escritos de Manuel Correia de Andrade sobre a questão agrária foram produzidos em várioscontextos de intenso debate. Na década de 60, por exemplo, esse debate chamou a atenção do mundo acadêmico e tomou conta das rodas políticas e dos programas partidários, pois a sua interpretação implicava a definição das estratégias de mudanças sócio-econômicas do país. Naquela época, confrontaram-se basicamente os que analisavam a realidade agrária como um entrave ao desenvolvimento do capitalismo eaté e até com resquícios feudais. Entre seus principais defensores estavam Alberto Passos Guimarães (Quatro Séculos de Latifúndio), Maurício Vinhas (Problemas Agrários – Camponeses do Brasil) etc. E Tinha, como combinação partidária, as teses defendidas pelo PCB e PC do B[3].

De outro lado, defendia-se as teses de que no Brasil nunca havia existido feudalismo, de que o capitalismoestava se desenvolvendo no campo, e que era predominante e, também que as relações sociais de produção existente não eram entrave ao desenvolvimento capitalista, mas caracteriza-se por um certo tipo de capitalismo, concentrador, dependente etc. Entre esses defensores encontravam-se principalmente Caio Prado Júnior (Revolução Brasileira) Rui Marini e André Gunder Frank.

Dessas tesesresultaram estratégias diferentes para o papel da Reforma Agrária, das alianças e das mudanças sócio-econômicas no campo e no Brasil como um todo.

Veio a ditadura militar (1964-1965) e de certa forma esse debate foi mutilado, proibido, mas a realidade agrária continuou desenvolvendo-se. Veio o período de abertura política. Ressurgiram os movimentos sociais no campo, de luta pela reformaagrária. E o debate reacendeu-se a partir dos anos 1980. Reacendeu nas universidades, nos partidos políticos, nos movimentos sociais e nas organizações não governamentais, como ficaram conhecidas a entidades que assessoravam ou atuavam no campo, como apoio aos movimentos de trabalhadores. Reacendeu-se esse debate também na Igreja, nas pastorais populares.

Mas, esse debate se reacendeunum novo patamar. Não mais no mesmo nível de polêmica que existia nos anos 1960. A nova realidade agrária foi determinante para isso. O debate não é mais se o capitalismo predomina ou não nas relações sociais e de produção na agricultura brasileira. Todos concordam. Pode-se divergir e pesquisar sobre a natureza e diferenciações existentes desse desenvolvimento. Não sobre sua predominância[4]....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manuel correia de andrade
  • O que é a Geografia?
  • Geopolitica do brasil segundo manuel correia de andrade
  • CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA OBRA DE MANUEL CORREIA DE ANDRADE: GEOGRAFIA, REGIÃO, ESPAÇO E TERRITÓRIO
  • Questão agraria
  • Questão agrária
  • QUESTÃO AGRÁRIA
  • O que é questão agrária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!