A quem interessa a relação médico paciente?

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
Acadêmico (a): Aline Castro da Silva
Resenha: A Quem interessa a Relação Médico Paciente?

A relação médico-paciente é um assunto que tem sido muito debatido e questionado por vários autores eprofissionais da área da saúde. O artigo aborda a RMP, e por mais que os médicos procurem manter distanciamento dessa relação, os sentimentos sempre estarão presentes manifestando-se de diversasmaneiras, muitos ainda possuem o pré-conceito de que o médico deve ser amigo ou gostar de seus pacientes, reduzindo essa relação a uma questão afetiva na qual temos que quebrar este paradigma contrariando adistância entre o profissional e o seu paciente.

Foucault (1987) descreve como, a descoberta da anatomia patológica, os interesses médicos passam a se focalizar, mas para a doença do que para amelhora, tratamento do paciente, beneficiando apenas o seu próprio interesse. Ele não se importa se o individuo tem ou não dinheiros para comprar os medicamentos que lhe foram prescritos e tão poucoprocuram investigar as causas que o levou a procurar o consultório médico, outro exemplo a ser citado é que muitos ficam também restritos somente ao prontuário do paciente, que por muitas vezes nem chegama visitar o paciente no leito, baseando-se apenas nos registros de evolução da enfermagem.

A busca pela valorização do envolvimento entre o médico e o paciente trouxe também para a superfície odebate sobre a importância do humanismo na prática médica. Acima de qualquer atitude, o médico precisa focar menos na doença e mais no doente, que é a razão da sua existência profissional. Paramodificar esta prática o autor aborda duas práticas de humanização médica: no campo hospitalar e extra- hospitalar, na qual a primeira dependeria diretamente á uma equipe multidisciplinar e a segundadependeriam de uma formação profissional nessa abrangedora nesta área.

O médico precisa de tempo suficiente para conhecer o paciente, descobrir suas queixas, investigar seu passado, suas angústias, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação medico-paciente
  • relaçao medico paciente
  • relacao medico e paciente
  • Relação medico e paciente
  • relação medico paciente
  • relação assimétrica médico-paciente
  • relação medico paciente
  • Da aplicação do CDC na relação entre médico e paciente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!