A queima da cana de açúcar e os agravos à saúde

Páginas: 16 (3797 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
A queima da cana de açúcar e os agravos à saúde



Autor: Elaine Aparecida Nitopi Siqueira


Email: enitopi@hotmail.com



Atualização em 10/05/2012

Envio em 11/05/2012



RESUMO



Nos últimos anos, com o crescimento da indústria da cana, houve sérias consequências tanto com relação ao meio ambiente como para os trabalhadores. Associam-se, desde oséculo passado, significativamente a poluição atmosférica e morbimortalidade da raça humana, inclusive para níveis de poluentes no ar considerado como seguro para saúde da população exposta. A produção da cana é destrutiva pois promove a queima dos solos, além da poluição. Nos canaviais a queimada implica na combustão rápida de um volume enorme de matéria orgânica e que ocorre em maior intensidade nosperíodos de seca e temperaturas mais baixas, sabidamente prejudiciais ao sistema respiratório. O interesse pelo problema reside no fato de que muitos pacientes com doenças crônicas respiratórias referem agravamento dos sintomas no período do ano que há a queima da cana-de-açúcar. A fisioterapia se apresenta como uma alternativa para aliviar os sintomas, ou mesmo auxiliando no tratamento daspatologias já instaladas através de métodos como aerossolterapia e exercícios respiratórios. Uma opção para acabar com as queimadas é a mecanização do setor. Em março de 2006, o prazo para que proibisse a queima da cana foi aumentado de quinze (15) para mais vinte (20) anos. As colheitadeiras funcionam em áreas planas e contínuas, mas causa maior compactação do solo e prejudicam as mudas que deveriamrebrotar, além do que exige corte rente ao solo e a ponteira da cana bem aparada gerando superexploração do trabalho. Porém a colheita da cana mecanizada não só aumenta o rendimento operacional do procedimento como também reduz o impacto ambiental, por dispensar a queima de resíduos, mas, do ponto de vista social pode causar grande desemprego, já que uma colhedora é capaz de substituir oitenta (80)trabalhadores por dia. Desta forma surge uma questão preocupante: o que seria maior de idade de prioridade? Concluindo-se que é de conhecimento as diversas consequências que a queima da cana-de-açúcar produz, porém também o é a respeito das poucas possibilidades dos trabalhadores em questão sendo a mecanização uma solução plausível, porém somente no que diz respeito ao primeiro.Palavras-chave: cana-de-açúcar, poluição, meio ambiente, combustão, produção de fuligem.





1- INTRODUÇÃO



A produção de cana-de-açúcar brasileira vem aumentando sobremaneira. A área plantada subiu de 5,6 milhões de hectares, na safra 2004/2005, para 5,9 milhões de hectares na safra 2005/2006. Há, também, a construção de mais de cem novas usinas de açúcar e álcool e ampliaçãodo álcool na matriz energética.

O Estado de São Paulo produz cerca de 60% da produção brasileira, em 3,4 milhões de hectares, em 2006, dos quais 2,5 milhões de hectares sofreram processo de queima da cana na pré-colheita, e em 900 mil hectares foi usada colheita mecanizada. Da produção brasileira, só 25% têm colheita mecanizada e o restante é queimado antes da colheita manual (RIBEIRO,PESQUERO, 2010).

Essa expansão tem trazido sérias consequências para o País, como destruição ambiental e expulsão dos trabalhadores do campo (MENDONÇA, 2006a). O País é o maior exportador mundial de açúcar, o qual em 2004 exportou 15,7 milhões de toneladas do produto e é responsável por 45% do mercado.

Sempre, com grande importância na economia e no processo histórico brasileiro, aindústria da cana, adquiriu dimensão ainda maior no Brasil com a crise internacional nos anos 70, que causou forte alta no mercado petroleiro e impulsionou o setor canavieiro, a partir da criação da Proálcool. De 1972 a 1995, o governo brasileiro incentivou o aumento da área de plantação da cana e a estruturação do complexo sucro-alcooleiro, com grandes subsídios e diferentes formas de incentivo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O impacto da queima da cana de açucar
  • Queima da cana de açúcar na região de araraquara e as suas consequências ambientais
  • Geração de energia a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!