a queda do imperio romano

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO
A queda do império Romano

Não e difícil entender o motivo da importância de estudarmos a civilização romana. Podemos dizer que e a civilização da antiguidade com mais influencia sobre o mundo ocidental. As fontes de que os historiadores dispõem para escrever e reescrever a historia de Roma são, principalmente, fontes literárias e a cultura material
Durante esse período, Romapossuía uma economia essencial agrícola, a elite romana era formadas pelos patrícios grandes proprietários de terra, que constituíam uma aristocracia detentora de privilégios políticos e religiosos. Abaixo deles vinham os plebeus, homens livres sem direito político, sendo marginalizados. Na mais baixa situação estava os escravos individuo os vencidos em guerra considerados simples instrumento detrabalho.
Os patrícios ligados ao senado eram os maiores proprietários de terras. Os plebeus, não encontrando condições de sobreviver no campo, vendiam suas terras e tornavam mão de obra barata nas cidades. Com isso a cidade de Roma começou a cresceu demasiadamente, chegando vários escravos consolidando a economia escravista.
Na era cristã, a civilização romana mergulhou em sucessivas crisesiniciando o baixo império. A expansão territorial foi se esgotando, mais importante que expandir o território era manter as fronteiras, sem novas conquistas não havia captura de escravos e a Mao de obra torna-se escassa. A economia romana que baseava no trabalho escravo, entrou em crise.

2 DESENVOLVIMENTO

O livro o qual levantei pesquisa sobre a queda do império romano, foi Historia geral e doBrasil, com os autores Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo.e o assunto que iremos tratar a seguir e sobre a queda do império romano a forma que esses dois autores relatam os acontecimentos históricos daquela época.
Os autores relatam com bastante clareza tudo o que sucumbiu a queda do império romano falando a respeito de quando se originou a crise que foi no século III da era cristã, acivilização cristã entrou em sucessivas crises, onde a principal foi a expansão territorial alcançada, mais importante que expandir os territórios era manter e fortalecer as fronteiras do império romano. Sem novas conquistas, porem, não havia captura de escravos, e a Mao de obra começou a torna-se escassa. E a economia romana que baseava-se no trabalho escravo, entrou em crise.
Ouve uma mudança política eeconômica, política quando o poder deixa de ser centralizado e passa a ser descentralizado nas mãos de cada grupo que passa a sumir o poder econômica onde a produção era baseada na Mao de obra escrava e na construção da cidade e agora passa a ser de subsistência.
São criadas questões de analises, leitura e interpretação, bem como questões do Enem e de vestibulares. Poderia ser abordado de formamais contextualizada a política do pão e do circo implementada pelos irmãos Tibério e Caio Graco, fazendo um paralelo com a política atual onde o governo distribui bolsas ... e propicia espetáculo como a copa do mundo.
A editora ática tem paradidático que transformam este conteúdo em historia em quadrinho Asterix e Obelix


As fontes que os autores utilizam para ilustrar os assuntos abordadossão mapas, fotografias do passado e do presente, quadros comparativos, documentos escritos e sugestões de filmes como.Gladiador. poemas, fabulas, todos estes são acompanhados com instruções metodológicas que precisam ser dinamizadas pelo professor.

Ao analisar a riqueza desse material fica claro que recursos e informações não e mais o grande problema da sala de aula mais sim a falta de um olharpedagógico e de conhecimento e aprofundamento por parte do professor em transformar conceitos em aulas dinâmicas e contextualizadas. Transformando conteúdos de língua portuguesa tais como poemas, dramatização, crônica, resumo critico, etc... em metodologias para se trabalhar a historia exemplo
Poema
Perguntas de um Operário Letrado

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Queda do Império Romano
  • A queda do império romano
  • queda do imperio romano
  • A queda do Império Romano
  • Queda do imperio romano
  • A queda do imperio romano
  • Queda do imperio Romano do ocidente
  • queda do imperio romano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!