A queda do império romano

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
A queda do Império Romano
Em geral, a expressão queda do Império Romano refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que aparte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla. A queda doImpério Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado
O Declínio Econômico
Durante o seu auge nos séculos I e II, osistema econômico do Império Romano era o mais avançado que já havia existido e que viria a existir até a Revolução Industrial. Mas o seu gradual declínio, durante os séculos III, IV e V, contribuiuenormemente para a queda do império.
A massiva inflação promovida pelos imperadores durante a crise do terceiro século destruiu a moeda corrente, anulando a prática do cálculo econômico em longo prazoe conseqüentemente a acumulação de capital, que somada ao controle estatal da maioria dos preços teve efeitos desastrosos. Então, Roma começou a ter uma queda pelas demais expansões. A falta decondições financeiras e a falta de escravos para uso de mão-de-obra em todo o império geraram tais quedas.
O Fim
Quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi deposto em 476 d.C., por um grupo demercenários, poucos territórios (e tropas) restavam ao seu serviço. Os comandantes e chefes que tentavam manter o Estado Romano nos últimos anos também eram, na maioria dos casos, de origem bárbara.Só faltava que um decidisse tomar a púrpura, coisa que não sucedeu.
Os aliados de Orestes (hérulos e rúgios) depois se desentenderam com seu patrono e, sob as ordens de Odoacro, depuseram RômuloAugústulo. Observa-se que a deposição do último imperador não foi um acontecimento repentino e que trouxesse mudança social drástica, mas sim foi o resultado de um longo processo que se desenrolava há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Queda do Império Romano
  • queda do imperio romano
  • A queda do Império Romano
  • Queda do imperio romano
  • A queda do imperio romano
  • Queda do imperio Romano do ocidente
  • queda do imperio romano
  • A Queda do Imperio Romano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!