A queda do diploma: o efeito nos cozinheiros conquistenses e na sociedade

3552 palavras 15 páginas
A queda do diploma: O efeito nos cozinheiros conquistenses e na sociedade

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

A proposta desse trabalho é analisar o efeito que a queda do diploma de jornalismo surtiu nos profissionais de Vitória da Conquista e na sociedade. Apesar de parecer uma coisa demasiadamente importante no cenário do jornalismo brasileiro, parece que o efeito da decisão do Supremo Tribunal Federal teve um efeito praticamente nulo. Através de pesquisa de campo, enquetes e entrevistas, constatamos que o jornalismo cresceu, a área cresceu, a demanda cresceu. O que não cresceu, aparentemente, foi a perceptividade da sociedade para discernir um bom jornalismo.

Palavras-chave: jornalismo; diploma; sociedade; Vitória da Conquista.

Introdução

O fato aconteceu em junho do ano passado. O Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Foram 8 votos contra 1. Gilmar Mendes, presidente do STF e relator do caso, avaliou que o decreto-lei 972/69, que estabelece que o diploma é necessário para o exercício da profissão de jornalista, não atende aos critérios da Constituição de 1988 para a regulamentação de profissões.

A exigência do diploma vinha de um decreto baixado pela Junta Militar que governava o Brasil em 1969, no auge da ditadura. Na época, tratava-se de uma tentativa de dificultar a vida de jornalistas sem o diploma que se manifestavam contra o regime. A perspectiva - felizmente, frustrada - de controlar as escolas de jornalismo também fazia parte do plano. Com isso, criou-se a enganosa ideia de que a exigência do diploma seria um atentado a liberdade de expressão.

De encontro a isso, países com uma democracia mais avançada que o Brasil não têm a exigência do diploma universitário de jornalista para o exercício da profissão. Entretanto, possuem um nível superior em jornalismo de excelência. Nesse ponto há de se considerar alguns fatores: não só o

Relacionados