A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE BÁSICA: DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS NA CIDADE DE PATOS-PB

2586 palavras 11 páginas
A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE BÁSICA: DE
ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS NA CIDADE DE PATOS-PB
Erick Alves da Silva
Henrique A. R. de Medeiros
Samuel Maciel Richardeson
RESUMO
O Programa saúde da família foi implementado em 1994 no Brasil pelo ministério da saúde e surgiu como uma nova estratégia para melhorar a saúde visando à descentralização dos atendimentos dos grandes hospitais, levando o atendimento básico mais próximo da população sobre este programa. O presente artigo tem a finalidade de mostrar a qualidade do atendimento dos PSF (POSTO DE SAUDE DA FAMILIA) da cidade de Patos-PB levando em conta se os postos pesquisados estão de acordo com o que foi proposto pelo ministério da saúde quando na sua criação e também sobre a qualidade do atendimento na percepção do usuário, nesse artigo vamos levar em conta o tempo de duração e a satisfação do paciente com o atendimento, o tempo de espera para o atendimento e também a espera para a marcação de consultas e exames.
PALAVRAS CHAVE: qualidade, satisfação, unidade de saúde da família
INTRODUÇÃO
Atualmente, cada vez mais há uma preocupação com a qualidade dos produtos e serviços no mercado, visto que os usuários cada vez mais vem tornando-se mais exigentes e cobrando por serviços satisfatórios que atendam as suas necessidades. E há cobrança por serviços satisfatórios tanto nos serviços privados como também nos públicos, a partir disso cada vez mais as organizações publicas estão mudando.
NEGRI (2000) comenta "durante décadas, no Brasil, não se deu a necessária prioridade à assistência básica de saúde da população", essa falta de atenção com a saúde básica gerou imensos gastos com tratamento de doenças que poderiam ter sido evitadas.
O documento BRASIL (1994) diz que a criação do programa tem como objetivo:
"melhorar o estado de saúde da população, mediante a construção de um modelo assistencial de atenção baseado na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e

Relacionados

  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas