A qualidade ac stica dos edif cios e a contribui o das paredes de gesso acartonado

Páginas: 14 (3373 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
A qualidade acústica dos edifícios e a contribuição das paredes de gesso acartonado

O diferencial da qualidade na construção de edifícios torna-se necessário em certos segmentos de mercado, quando visa usuários mais exigentes e críticos. O desempenho acústico sobressai, nesse sentido, como um dos principais focos de preocupação e queixa dos usuários.

Sons, vozes e ruídos são fatos normais docotidiano. Ressentimo-nos, porém, quando tornam-se inoportunos, excessivos ou persistentes. Exasperamo-nos quando são abusivos ou provocativos. Transtornamo-nos quando nos prejudicam em necessidades essenciais, como o repouso noturno, a concentração no trabalho e no estudo e a descontração no lazer.

Isso pode ocorrer quando os excessos são de tal ordem que, mesmo a proteção sonora de um edifícioprojetado e construído para proporcioná-la em níveis satisfatórios acaba resultando insuficiente. Mas também podem resultar de projetos mal feitos, ou de especificação de materiais inadequados quanto ao desempenho acústico.

?Imóvel insonorizado?
Tempos atrás surgiu no mercado imobiliário essa designação, para conceituar apartamentos capazes de isolar muito bem os ruídos da rua, dos vizinhos, demáquinas e equipamentos do prédio. A idéia foi mal dimensionada e acabou significando custos adicionais elevados, sendo rapidamente deixada de lado.
O seu maior mérito foi chamar a atenção para os problemas acústicos, comuns em edifícios com multipavimentos e que, atualmente, voltam a preocupar as construtoras, pressionadas pelas clientelas de certos nichos de mercado, principalmente o deapartamentos de alto padrão. As pessoas que se mudam para esses imóveis quase sempre deixam casas confortáveis e tranqüilas, porém inseguras. Fazem, no entanto, questão de manter o sossego e privacidade de que dispunham antes. Elas não se conformam em ouvir tantas coisas que se passam no prédio e saber que também são ouvidas pelos vizinhos.

Imóvel com qualidade acústica padrão ?A?
Os anúncios sobre ?imóveisinsonorizados? desapareceram, pois, na verdade, não passavam de propaganda enganosa. Pode-se regular a penetração de sons num imóvel para que sejam discretamente perceptíveis ou, quando muito, praticamente imperceptíveis, em situações normais. Mas ?insonorização? propriamente dita transcende a questão acústica do mercado imobiliário. Faz sentido apenas para projetos técnicos de estúdios elaboratórios. As construtoras preocupadas em oferecer imóveis com qualidade acústica melhor do que a habitual deveriam desenvolver projetos, nesse sentido, com padrões, digamos, classe ?A? e classe ?A especial?, este último, de qualidade mais apurada, cujo detalhamento deve ficar a cargo de um consultor de acústica, de nível superior.

Mesmo a classe ?A especial? não corresponde a um ?imóvelinsonorizado?. É o padrão, por exemplo, de um hotel de primeira linha, muito bem projetado acusticamente, vizinho a um aeroporto. Vêem-se os aviões decolando mas não se ouve nada ou, quando muito, um rumor quase imperceptível, de baixa freqüência. Não se nota também a descarga do sanitário do andar de cima, ou ruídos hidráulicos de duchas e torneiras. O ar-condicionado só se escuta muito discretamente, junto àgrelha de insuflamento. As paredes são mudas. O teto só transmite algum ruído, muito ocasional, da queda de algum objeto pesado no andar de cima, ou do impacto dos pés de alguém que, por uma razão qualquer, tenha sido levado a correr ou saltar.

A classe ?A? de proteção acústica é um pouco menos exigente do que a classe ?A especial?. A fachada deve ter paredes com CTSA não inferior a 45, asjanelas e portas externas devem apresentar CTSA por volta de 30, e as paredes comuns a unidades geminadas, quando de dormitórios ou salas de estar, devem ter CTSA superior a 50. Os pisos desses cômodos, entre unidades distintas superpostas, devem ter CTSI em torno de 50.

Tais siglas significam Classe de Transmissão de Som Aéreo e Classe de Transmissão de Som de Impacto. Como os próprios nomes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forros e paredes em gesso acartonado
  • gesso acartonado
  • Gesso acartonado
  • Gesso acartonado
  • Gesso acartonado
  • GESSO ACARTONADO
  • Gesso acartonado
  • Gesso acartonado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!