A química dos corantes

Páginas: 15 (3609 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Química Geral e Inorgânica
A química dos corantes

Resumo
A mais de 20 mil anos o homem utiliza cores, desde as primeiras pinturas rupestres da Era Glacial, passando pelos egípcios e romanos e chegando aos dias atuais nas mais diversas aplicações. O corante quando adicionado a outra substância altera a cor desta. Eles são concentrados, encontrados em pó ou líquido e solúveis em água, o que osdifere do pigmento. Sua cor está relacionada com a quantidade de absorção de radiação eletromagnética na faixa de luz visível, assim como o comprimento de onda e frequência também influenciam. A luz observada é complementar a absorvida. Apenas compostos com ligações duplas conjugadas são capazes de absorvê-la, por isso um aspecto comum na estrutura dos corantes é a presença de anéis benzênicos.Os corantes naturais provêm de animais, plantas ou minerais. O primeiro corante natural descoberto foi o de cor azulada, índigo. A lista os cinco naturais considerados de maior importância no mercado mundial: o urucum, a páprica, a cúrcuma, as antocianinas e o carmim de cochonilha. Já os sintéticos, são semelhantes aos naturais, porém fabricados em laboratórios. A maioria deles vai para aindústria têxtil, porém parte vai para alimentícia, farmacêutica, de tintas e papéis. O descobrimento do corante artificial se deu em 1856, pelo químico William Perkin, que reagiu anilina com dicromato de potássio, resultando numa cor avermelhada e hidrossolúvel. Mas de 90% dos corantes são sintéticos, pois são tecnicamente superiores, de maior fixação, maior intensidade de cor e estabilidade, de baixocusto e rápida absorção. Os fabricantes fixaram-se primeiramente na Alemanha, Inglaterra e França, mas na década de 90 migraram para países asiáticos. A OMS já fundamentou o banimento de alguns corantes por ministérios da saúde de todo o mundo, inclusive o brasileiro, como o amarelo sólido e laranja GGN.
Muitos são utilizados, entretanto, como aditivos alimentares, tingimento de fibras na áreatêxtil, destaque nos processos laboratoriais da área biológica e em grande escala na indústria cosmética de coloração capilar, maquiagens, esmaltes e perfumes.
Os corantes ocupam, na atualidade, posto de destaque em sua relação com a indústria alimentícia, seja pelo fatores de estética de mercado ou até mesmo por sua atuação na proteção de sabores artificiais e vitaminas. Os corantes alimentíciosestão reunidos em três grandes grupos: Naturais, com origem vegetal ou animal, caramelo, proveniente do açúcar e artificiais, proveniente de processos de síntese industrial de petroquímicos ou alcatrão do carvão mineral. Os corantes sintéticos ganharam, durante o último século, muito mercado, pela facilidade de produção dos mesmos, entretanto, os malefícios comprovados à saúde e os perigos dos mesmosfizeram países e grupos de países (União Européia) a tomarem decisões enérgicas e reduzirem em muito os corantes artificiais permitidos em suas regulamentações de mercado. Entre os corantes naturais para alimento, destacam-se antocianinas, que representam os carotenoides e incluem todo o reino vegetal, e a betalaína, proveniente da beterraba. O curioso nesta parte é o corante Carmim de Colchonilha,proveniente do ácido carmínico e extraído das colchonilhas, insetos americanos. O corante caramelo, provindo do açúcar, é conhecido por ser o corante das bebidas de cola e guaraná.
Entre as perspectivas futuras do setor, encontra-se a ideia de uso ainda maior do urucum, o qual hoje já é um dos mais utilizados para a extração e fabricação dos corantes naturais, estudos vêm sendo feitos a cercado aumento na gama de cores proporcionadas por este. Outra forte promessa vem do milho roxo, com altíssimas taxas de antocianinas, é opção aos artificiais e tem estudos que comprovam benefícios do seu consumo à saúde. Além disso, as polêmicas em torno dos vários corantes, daqueles que envolvem bebidas amplamente consumidas e tinturas para cabelos e têxteis fazem com que os estudos não parem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia Dos Corantes Visao Quimica
  • A química dos alimentos produtos fermentados e corantes
  • A Química dos Alimentos: Produtos Fermentados e Corantes,
  • Corantes
  • Corantes
  • corantes
  • Corantes
  • Corantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!