A psicopedagogia surgiu da necessidade de compreens o do processo de

445 palavras 2 páginas
A psicopedagogia surgiu da necessidade de compreensão do processo de aprendizagem, de caráter interdisciplinar, uma vez que possui seu próprio objeto. Possui como característica a ambigüidade tanto da palavra como ao que se reporta. Sistematiza um corpo teórico, definindo seu objeto de estudo e delimitando seu campo de atuação.
A psicopedagogia tem por objetivo compreender, estudar e pesquisar a aprendizagem e as dificuldades humanas. Na concepção do termo busca -se o resultado de uma investigação sobre o homem e suas multifaces: biológica, afetiva –intelectual, como objeto de estudo da
Psicopedagogia.
Bem como suas características relacionais com a aprendizagem, tendo ainda como meta compreender a complexidade dos múltiplos fatores envolvidos neste processo. Uma vez que a aprendizagem é entendida como decorrente de uma construção, processo o qual leva ao questionamento, pesquisas e a diagnóstico, p odendo levar ao tratamento e prevenção das dificuldades na aprendizagem.
Dessa forma ao se desenvolver um olhar e uma escuta para com a singularidade do sujeito, é preciso que este seja acompanhado em seu movimento de construção de conhecimento, podendo se r observado a emergência de questões referente ao processo de aprendizagem, visando trabalhar nas dificuldades que permeia esse processo e demandas, principalmente, resgatar a relação com o conhecimento. Apresentando a prevenção e19 devolutiva, ou seja, o gênio do conhecimento, percorrendo os movimentos de construção da inteligência enquanto sujeito.
Como se sabe, existem números meios de se detectar problemas de aprendizagem e instrumentos para se prevenir tais percalços na tr ajetória escolar. Para que isso ocorra, é essencial como psicopedagoga desenvolver uma compreensão acerca de João enquanto sujeito singular, desvencilhando-o de rótulos e patologias.
Ou seja, ver João realmente como ele se apresenta, único em sua totalidade, compreendendo que ele traz uma história de vida enquanto ser humano, assim poderá

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas