A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS IDOSOS

Páginas: 13 (3185 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS IDOSOS

GARRIDO TOLEDO, Solange Cendon1
OLIVEIRA JR, Isaias Batista de2

RESUMO
Este artigo tem como objetivo traçar uma linha entre a psicomotricidade e a qualidade de vida dos idosos. Orientar sobre como o estilo de vida na terceira idade pode ser melhorado através de atividades motoras, sociais e culturais. Mostrando ao idoso um novoolhar sobre si mesmo. O envelhecer não é mais visto pela sociedade como o final da vida ativa, pelo contrário, é o inicio de uma nova fase em sua vida. Porém para o indivíduo que chega nessa etapa da vida há muitos desafios. Desafios físicos, psicológicos e sociais. A psicomotricidade será o instrumento que irá conduzir o idoso na descoberta do seu corpo ajudando-o a enfrentar os novos desafios.Palavras-chave: Qualidade de vida; Idoso; Psicomotricidade, Qualidade no Envelhecimento.

ABSTRACT
This article aims to draw a line between the psychomotor and quality of life for seniors. Guide on how the lifestyle in old age can be improved through motor activities, social and cultural. Showing the elderly a new look at yourself. The aging is no longer seen by society as the end of theactive life, rather it is the beginning of a new phase in your life. But for the individual who reaches this stage of life's many challenges. Challenges physical, psychological and social. The psychomotor skills will be the instrument that will drive the elderly in the discovery of the body helping to meet the new challenges.
Keywords: Quality of life; Elderly; Psychomotor, Quality in Aging.INTRODUÇÃO

Com o avanço da medicina e as constantes preocupações com saúde e alimentação, o mundo moderno vive uma nova realidade em relação à faixa etária da população. A população idosa no mundo vem crescendo cada vez mais.
Dados do Censo 2010 confirmam o aumento no envelhecimento da população brasileira, devido à redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida no país. Para Guedes (2011, apud, Costa, 2011, p. 15)

O envelhecimento se refere a um fenômeno fisiológico do comportamento social ou cronológico. É um processo biopsicossocial de regressão, observável em todos os seres vivos expressando-se na perda da capacidade ao longo da vida, devido à influência de diferentes variáveis, como a genética, danos acumulados e estilo de vida, além de alteraçõespsicoemocionais.

Moser (2006) diz que ao se tratar do envelhecimento no contexto brasileiro o que logo chama a atenção é a brusca freada que se fez sentir, sobretudo a partir da década de 1960.  Se em 1940 os maiores de 60 anos não  representavam mais do que 4% da nossa população, já em 1996 eles representavam 8% e hoje ultrapassam os 12%, devendo até 2020 alcançar os 15%. A taxa de fecundidadetotal ( TFT) por sua vez,  passou dos 5.8 de 1970 para 2.3 no ano 2.000 e hoje, de acordo com o IBGE, ela estaria em 1.8 . Disso se deduz  que  já foi superada a taxa de reposição populacional, com toda a problemática dali resultante em termos de equilíbrio social.
A partir dessa nova realidade surge a preocupação em melhorar as condições de vida para terceira idade. O idoso do século XXI não secontenta apenas em ficar parado dentro de casa tricotando e assistindo televisão. A terceira idade esta cada vez mais ativa, porém o avançar da idade traz transformações e redução de habilidades, fazendo com que a pessoa necessite se adaptar fisicamente a essa nova realidade (MOSER, 2006).
A psicomotricidade surge nesse contexto como o instrumento que irá encaixar o idoso nessa nova realidade. Esteartigo tem como objetivo principal apresentar os benefícios que a psicomotricidade traz no processo de envelhecimento dos indivíduos. Mostrar ao idoso, como é possível viver uma velhice com qualidade, sendo ativo e prestativo.
Os objetivos específicos: “Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotricidade idosos
  • Psicomotricidade/idosos
  • Desenvolvimento Psicomotricidade
  • Psicomotricidade e desenvolvimento
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento do idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!