A Psicologia no processo educacional

Páginas: 3 (748 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
Educação no Brasil: Identidade ou Passividade ?
Novas propostas de ação

A Psicologia e a falha no processo Educacional
A metodologia aplicada ao processo educacional no Brasil, pode terreservado aos estudantes um papel de passividade, como meros receptores do conhecimento, desprovendo-os da capacidade de opinar, escolher ou valorizar suas características e interesses particulares.Cabe a cada um que se enquadre à proposta de ensino aplicada.
Desprovidos de auto-conhecimento, jovens e crianças podem apresentar dificuldades de adaptação, de relacionamento e aprendizagem,sobretudo quando apresentam características distintas do grupo de referência.
Cabe ao psicólogo desenvolver um olhar crítico em relação ao grau de comprometimento de crianças recebidas paraatendimento, visto que eles podem evidenciar também, falhas de um processo educacional.
Esta reflexão busca enfatizar a importância da transposição da passividade para a identidade dos sujeitos eaceitação social da diversidade.
Os anos 80 são representantes da Pedagogia Construtivista, em que professores e alunos adquirem conhecimento mutuamente, numa troca crescente de experiências.Construtivismo: Corrente teórica que deriva da epistemologia de Jean Piaget e da pesquisa sócio-histórica de Vygotsky, priorizando o desenvolvimento da inteligência, através de ações mútuas entre o indivíduo eo meio. Nela o indivíduo é capaz de construir seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada de respostas aos estímulos
Pedagogia Construtivista
O enfoque construtivista enfatiza aconstrução de novos conhecimentos e maneiras de raciocinar mediante a exploração e manipulação de objetos e idéias, abstratas e concretas, e justificam a aprendizagem através das trocas do indivíduo com omeio em que se encontra inserido.
A abordagem construtivista é considerada a que mais traz benefícios e a que melhor contextualiza e aproveita recursos tecnológicos para os processos de ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e Processos Educacionais
  • Psicologia Educacional
  • psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • psicologia educacional
  • Psicologia Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!