A Psicogenese da lingua escrita cap06

1699 palavras 7 páginas
Aprendizagem da Linguagem Escrita

Aprendizagem do sistema de escrita Processos cognitivos: Elaboração de hipóteses formuladas pelo próprio aprendiz para resolver questões que ele mesmo se coloca, num movimento de reconstrução, na qual antigos conhecimentos vão dando lugar a novas formulações. Conhecimento socialmente transmitido: Reconhecimento da grafia e do nome dos números, letras e sinais de pontuação, assim como também o reconhecimento da orientação convencional da escrita (da margem esquerda para direita e de cima para baixo).
Cabe discutir e analisar a diferença entre o processo de elaboração de hipótese, que é fruto de um intenso trabalho cognitivo do aprendiz, e o aprendizado de determinadas informações oriundas do meio social. Ambos os aspectos estão presentes no processo de apropriação da linguagem escrita, entretanto, é importante que a professora faça essa distinção no processo educativo.
Conforme salienta Ferreiro (2003), tradicionalmente, eram considerados, tanto por educadores, quanto por pesquisadores, os aspectos figurativos da escrita infantil, ou seja, aqueles aspectos relacionados a elementos formais, tais como: a qualidade do traçado, a distribuição espacial das formas, a orientação predominante (da esquerda para a direita, de cima para baixo), a orientação dos caracteres individuais (inversões, rotações), etc.
A ação da escola no processo de aprendizagem da escrita
TÉCNICA DE TREINAMENTO
A escrita é considerada como um código que permite representar graficamente a linguagem falada. Para dominar esse código, as crianças necessitam treinar duas técnicas: a codificação, que é a transformação dos sons da língua falada em sinais gráficos, e a decodificação, que é a possibilidade de reconstituir a palavra falada a partir dos sinais gráficos registrados.
A relação da criança com a escrita: Psicogênese embasamento Piagetiano aprofundado por Emília Ferreiro
O que as crianças pensam sobre a escrita e como se relacionam com ela, antes e

Relacionados