A psicanálise

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
A psicanálise

A psicanálise é uma das “três forças” da psicologia, criada pelo médico neurologista Sigmund Freud. O seu campo de estudo concentra-se no Inconsciente humano, pois para Freud, tudoque fazemos é fruto do nosso Inconsciente, de nossa psyque.
O princípio de que as atividades mentais são essencialmente inconscientes é a “espinha” da teoria psicanalítica e tem influencia decisivasobre a atitude de observação do psicanalista, pois o terapeuta irá trabalhar em cima disso, usando as técnicas e abordagens psicanalíticas para “jogar os traumas do Inconsciente para o Consciente doindivíduo”, podendo assim interpretar sua subjetividade. A psicanálise é uma ciência baseada predominantemente em um método de observação clínica. Interpreta dados empíricos e assim seu ponto de partidaé sempre a observação do comportamento e a observação do paciente, das coisas que a pessoa diz, das coisas que a pessoa diz que sente e, até das coisas que a pessoa diz que não sente.
Freudrevolucionou ao refutar o cogito de Descartes, pois para Freud, “Ich bin nicht so denken”(“Eu sou quando não penso”), também discutiu o “Sujeito de Descartes” e o dividiu em três níveis de subjetividade :Id, Ego e Superego. O Id seria a parte impulsiva do ser humano, pois era regido pelo “princípio do prazer”, tinha a função de descarregar as tensões biológicas e fisiológicas do ser humano. O Ego ou oEu seria a “consciência”, pequena parte da vida psíquica, subtraída aos desejos do Id e à repressão do Superego, lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior. O Superegoé gradualmente formado no “Ego”, e se comporta como um vigilante moral. Contém os valores morais impostos pela família, pelas instituições e pela sociedade, atua como juiz moral, “o Superego é o quemolda o caráter do indivíduo”, aparecendo já durante a infância.
O “Pai da psicanálise” foi duramente criticado pelas demais correntes, pois sua teoria era muito ligada à sexualidade. Ele formulou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanálise
  • Psicanálise
  • psicanálise
  • psicanalise
  • Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!