A psicanálise sigmund freud

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
A Psicanálise
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente.”
Sigmund Freud
As teorias científicas surgem influenciadas pelascondições da vida social. São criados por homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram o desenvolvimento do conhecimento.
Sigmund Freud (1856 - 1939) alterou o modo de pensar avida psíquica. Freud ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, como problemas científicos. A investigação desses problemas levou Freud à criação da psicanálise.
O termo psicanálise é usadopara se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional, esta se refere á forma de tratamento que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desseautoconhecimento. A psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais.
Compreender a Psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud,significa percorrer, no nível pessoal, a experiência inaugural de Freud e buscar ‘’descobrir’’ as regiões obscuras da vida psíquica.
A gestação da psicanálise
Freud formou-se em medicina e especializou-seem psiquiatria. Por dificuldades financeiras, não pode dedicar-se integralmente a vida acadêmica e de pesquisador. Obteve, ao final da residência médica, uma bolsa de estudo para Paris,onde trabalhoucom Jean Charcot,psiquiatra Frances que tratava as histerias com hipnose.Em 1886 retornou a Viena.
Em Viena, o contato de Freud com Josef Breuer, médico e cientista, também foi importante para acontinuidade das investigações.
Freud afirma que desde o início de sua prática médica usara hipnose. Posteriormente, passou a utilizar o método catártico e aos poucos, foi modificando a técnica deBreuer, abandonou a hipnose, desenvolveu a técnica de concentração, e por fim, abandonou as perguntas para se confiar por completo a fala desordenada do paciente.
A descoberta do inconsciente
‘’Qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sigmund freud: psicanálise e educação
  • PSICANALISE
  • Sigmund Freud e a psicanalise
  • Psicanálise
  • Sigmund Freud
  • Psicanalise
  • Sigmund freud e a psicanálise
  • SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!