A provisão de Recursos Humanos nas empresa

Páginas: 9 (2137 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014




A provisão de Recursos Humanos nas empresa

Constituí a porta de entrada das pessoas nas organizações, o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Um subsistema periférico e com ampla interface com o ambiente externo.
De acordo com a abordagem sistêmica, focalizaremos a organização como um sistema aberto. Constante interação com o ambiente externo,efetuando trocas: as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas produtos, serviços ou informações.
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas restrições. Essas restrições são muito variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital. Demanda dos produtos ou serviços, níveltecnológico, demanda de pessoal etc.
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação às suas necessidades de entrada e saída. Desse ambiente a organização recebe as informações e aos dados para as tomadas de decisão, os insumos necessários às suas operações, entrada de recursos financeiros, talentos humanos bem como as restriçõesimpostas pelo ambiente. Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações, os resíduos dessas operações, resultados provenientes da aplicação especifica de recursos financeiros, resultados específicos de recursos mercadológicos, além, naturalmente, de certa quantidade de pessoas que se desligam da organização por vários motivos.
Assim, os seguimentos do ambienteorganizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho.
Em termos de provisão ou suprimento de recursos humanos, existem dois tipos de mercados bem distintos, porém, estreitamente entrelaçados e inter-relacionados: o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos. Qualquer mudança entre um deles certamente provocará mudanças no outro e vice-versa.
Omercado de trabalho é construído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecida pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Quanto maior o nível de organizações em uma determinada região tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. Importa-se em termo de oferta e procura, de um lado há disponibilidade deempregos e de outro, demanda de empregos, respectivamente.
Ao visualizar o ambiente organizacional por meio do mercado de trabalho, estamos focalizando as organizações bem como as suas vagas e oportunidades oferecidas e o grau de competição entre elas. O mercado de recursos humanos é constituído pelo conjunto de individuos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. É definidopela parcela da população que tem condições de trabalhar ou já está trabalhando, ou desempregadas e aptas ao trabalho. São candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade independentemente de estarem ou empregados. O mercado de recursos humanos pode ser segmentado por grau de especialização ou por regiões. Ao segmento de operários não qualificados costuma-se dar o nome de mercado demão-de-obra. Na realidade, o mercado de mão-de-obra é o segmento do mercado de recursos humanos constituído por pessoas não-qualificadas, isto é, sem experiência prévia e sem instrução básica. A oferta de um mercado corresponde à procura no outro, e vice-versa, ambos são sistemas em interação constante: a saída de um é entrada do outro, e vice-versa. Há um contínuo intercambio entre um mercado derecursos humanos e mercado de trabalhos. Ambos interagem reciprocamente e estão sob contínua e mútua influência, até certo ponto, o mercado de recursos humanos está parcial ou totalmente contido no mercado de trabalho. O subsistema de provisão de recursos humanos funciona no sentido de amortecer as fortes pressões ambientais, do mercado de trabalho como do mercado de recursos humanos e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Provisão de Recursos Humanos nas Empresas
  • PROVISAO DE RECURSOS HUMANOS
  • Subsistema de provisão de recursos humanos
  • Provisão de Recursos Humanos
  • A Provisão de Recursos Humanos
  • O subsistema de provisão de recursos humanos
  • A provisão de recursos humanos
  • Subsistema de Provisão de Recursos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!