A proteção da pessoa portadora de deficiencia e a sua integração social

Páginas: 60 (14870 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

A deficiência no ser humano, em qualquer de suas modalidades, evidentemente, não é tema novo. No entanto, a preocupação com a sua prevenção e a proteção dos portadores de deficiência são temas recentes. Um importante divisor de águas para o estudo da proteção das pessoas portadoras de deficiências foi a ocorrência das duas guerras mundiais, o que fez aumentar, o número de pessoasportadoras de deficiência.
A humanidade passou a se dedicar mais com as pessoas portadoras de deficiência a partir de 1945 com a Carta da ONU e em 1948 com a Declaração dos Direitos Humanos. Após alguns anos, no Brasil foi dada a devida atenção na Constituição Federal de 1988, onde a pessoa portadora de deficiência passou a ser vista como ela é, ou seja, um grupo de pessoas que necessita detratamento desigual para se obter a igualdade de que tanto fala o Princípio da Igualdade.
Com o advento da Carta Magna, algumas leis foram criadas em benefício dos portadores de deficiência em prol a aumentar a sua inclusão social e integração social, assegurando-lhes o direito ao emprego, lazer, saúde, educação e todos aqueles direitos ditos fundamentais. A dignidade dessas pessoas passou a ser onúcleo da questão e um item a ser desenvolvido com cautela, pois os portadores de deficiência já consegue usar o judiciário ao seu favor.
O conhecimento em como tratar as pessoas portadoras de deficiência também é um critério muito importante, pois diariamente nos deparamos com essas pessoas e não sabemos como tratá-las, ou tratamos de forma equivocada. Já está na hora de conhecermos algumas formasde tratamento, comunicação e interação, pois a cada pesquisa feita, o número de deficientes aumenta e é preciso conhecer a diferença para nos adaptarmos.





1 A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA

1.1 conceito

A partir dos conceitos já existentes, vamos tentar obter uma melhor idéia de pessoa portadora de deficiência. Temos vários significados para conceituar a pessoa portadora dedeficiência, uma delas é a nomenclatura, tanto nacionais quanto estrangeiras. Alguns significados são mais amenos, outros mais incisivos, são eles: indivíduos de capacidade limitada, minorados, impedidos, descapacitados, excepcionais, minusválidos, disable person, handicapped person, unusual person, special person, inválido, além de deficiente, que é o termo mais usado.
Além de todos esses sinônimos,há aqueles que enfatizam o real significado da palavra “deficiência”, outros até tentam suavizar a situação, como se pode perceber na seguinte frase: “a pessoa portadora de necessidades especiais”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta os seguintes conceitos para impedimento, deficiência e incapacidade:
• impedimento – alguma perda ou anormalidade das funções ou da estrutura anatômica,fisiológica ou psicológica do corpo humano;
• d e f i c i ê n c i a – alguma restrição ou perda, resultante do impedimento, para desenvolver habilidades consideradas normais para o ser humano;
• incapacidade – uma desvantagem individual, resultante do impedimento ou da deficiência, que limita ou impede o cumprimento ou desempenho de um papel social, dependendo da idade, sexo e fatores sociais eculturais.
Além dessas conceituações, há também na área da saúde algumas que são de grande relevância, e quem melhor para explicar do que a OMS:
• funções do corpo – as funções fisiológicas ou psicológicas do corpo humano;
• estrutura do corpo – as partes anatômicas do corpo humano, tais como órgãos, membros e seus componentes;
• atividade – o desempenho individual de uma tarefa ou de umaação;
• limitações de atividades – as dificuldades individuais que podem existir no desempenho de atividades;
• participação – o envolvimento individual nas situações de vida em relação às condições de saúde, funções e estrutura do corpo humano, atividades e outros fatores contextuais;
• restrições da participação – problemas individuais que podem existir para se incluir ou se envolver numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência
  • Inclusão social das pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho
  • Pessoas Portadoras de Deficiencia Mental
  • A inclusão da pessoa portadora de deficiencia
  • A integração de pessoas com deficiência nas organizações
  • O ACESSO AO TRÂNSITO PARA AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
  • Pessoa portadora de deficiencia é vista pela sociedade
  • A inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!