A PROSTITUIÇÃO NUM SENTIDO HISTÓRICOA PROSTITUIÇÃO NUM SENTIDO HISTÓRICO

361 palavras 2 páginas
Nas sociedades primitivas, pelo fato de que as comunidades eram predominantemente nômades, não existia a propriedade privada nem a família monogâmica , não se praticava a prostituição nem outro tipo de serviço pessoal remunerado. Havia casos de pequenas tribos, nas quais, os homens podiam incitar as mulheres à relação sexual mediante a oferta de objetos por elas apreciados. Nas primeiras civilizações da Mesopotâmia e do Egito, as sacerdotisas prostitutas, consideradas sagradas, recebiam presentes em troca de favores sexuais. Na Grécia antiga, havia as hierodules, mulheres sagradas que ofereciam serviços sexuais em ocasiões especiais, mas não correspondiam exatamente ao que entendemos por prostitutas. Eram vistas como a encarnação de Afrodite, respeitadas pela população e pelos governantes por evocarem o amor, o êxtase e a fertilidade. Na cultura judaica a prostituição era severamente punida. A lei mosaica previa sanções severas aos praticantes, inclusive com pena de morte.
Durante a Idade Média europeia, a Igreja cristã tentou eliminar a prostituição mas não obteve sucesso. A sociedade, orientada pelo culto do amor cortês, em que os casamentos eram arranjados com finalidades políticas ou econômicas, favorecia o florescimento da atividade. A prostituição passou a ser regulamentada e protegida por lei e a constituir uma importante fonte de ingressos para o poder público.
No século XVI, uma epidemia de doenças sexualmente transmissíveis somou-se ao puritanismo da Reforma Religiosa para lançar uma ofensiva contra a prostituição. A Revolução Industrial trouxe um elemento significativo à prostituição, pois as mulheres tiveram de enfrentar condições desiguais no trabalho em relações aos homens. Prostituir-se em troca de favores, de melhores condições de vida, revelou-se uma opção.
Na cena atual, vemos que a prostituição se faz presente em todo o mundo, pois não existem bloqueios físicos, mentais ou financeiros para o exercício dessa profissão. É necessário apenas

Relacionados

  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas